terça-feira, 5 de janeiro de 2016

1ª Parte do Grande Expediente 28/04/2015 26ª Sessão

1ª Parte do Grande Expediente
28/04/2015



26ª Sessão

     



Senhor Presidente, senhores vereadores, senhoras e senhores, venho aqui à Tribuna para, no exercício da função que me delegaram, prestar contas a respeito das discussões sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação.
A Câmara de Vereadores, principalmente através da Comissão de Educação e Cultura, indicou nosso nome para representar, portanto, esta Casa junto aos estudos que vão montar o nosso projeto de lei, e depois trazer para votação, para nós, Vereadores, votarmos.
Então, eu queria chamar atenção para o período e vou aqui registrar as datas, que são datas fundamentais para que a sociedade civil participe, compareça aos eventos principais, pois se trata, talvez, de uma das mais importantes decisões que vamos tomar nos últimos anos. Nós vamos decidir aqui nesta Casa – e precisamos, para isso, da participação da sociedade como um todo – o Plano Decenal da Educação para o Município do Rio de Janeiro.
Nós, a todo o momento, ouvimos pessoas leigas, autoridades, professores, médicos, engenheiros, enfim, todos, afirmando sempre que a educação é o caminho para o país, para a cidadania. Então, este é o momento! Nós já estamos estudando em nível de comissões e depois vamos trazer em audiência pública – vou dar as datas hoje –, conferências, e precisamos da participação efetiva da sociedade.
Eu apelo, portanto, para que todos aqui presentes, e os que estão nos ouvindo e nos vendo agora, divulguem essas datas, para que tenhamos, realmente, a elaboração de um projeto de lei que faça com que a educação cumpra seu papel de cidadã, como nós precisamos.
Então, eu queria aqui fazer o registro de uma espécie de ata do que aconteceu hoje.
Foi realizada a 2ª Reunião da Comissão Coordenadora da Revisão do Plano Municipal de Educação do Rio de Janeiro, hoje, das 9 às 12 horas, no Auditório desta Casa.
Qual foi o objetivo? A adequação do Plano Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro à Lei Federal Nº 13.005/2014.
Qual foi a pauta que discutimos hoje? Foram quatro itens. No primeiro item, cada comissão apresentou seus trabalhos desenvolvidos até o momento. E nós pudemos constatar que realmente os trabalhos, em nível de comissões, estão bem avançados.
Depois, no segundo item, houve informe das alterações do texto-base, que servirá para as discussões na audiência pública que será realizada daqui a pouco – e eu vou dizer a data – e na conferência que terá data divulgada também.
O terceiro item foi a aprovação da minuta do Regimento do Fórum Municipal de Educação. Esse já está aprovado pela comissão, que é atribuição desta comissão.
No item quatro foi discutido e aprovado o calendário, que eu começo a divulgar.
No dia 6, estamos com um problema, mas provavelmente será no dia 6 de maio, poderei amanhã subir a este espaço para divulgar qualquer possível alteração, mas é mais provável que seja dia 6 de maio a audiência pública, às 18 horas, na Câmara, aqui na Casa, no Plenário.
Então, é extremamente importante que a sociedade compareça para debater essa questão que nós todos sabemos que é relevante. No dia 22 de maio, à noite, a partir das 18 horas, teremos a conferência sobre o tema Educação, na UERJ. No dia 23 de maio, teremos a complementação da conferência. Ela tem início no dia 22 e o seu complemento no dia 23, que é um sábado – manhã e tarde. As datas para as inscrições são as seguintes: início para as inscrições é dia 30 de abril. Vou repetir porque o tema Educação é um tema nevrálgico, ímpar, soberano. Dia 30 de abril até dia 10 de maio. E a inscrição é pelo site www.rioeduca.net. Esse endereço é para qualquer interessado acessar e, portanto, se inscrever para esses eventos ligados à discussão do tema Educação.
A próxima reunião da comissão organizadora ocorrerá no dia 5 de maio, às 9h30 – das 9h30 às 12 horas – na Rua Pedro Lessa, 35, 2º andar. Nós falamos em nome desta Casa, em nome da Comissão que está estudando esse tema, Educação, que vai montar o projeto de lei – estou sendo repetitivo, mas é importante –, que vai ser encaminhado a esta Casa para votação. É extremamente importante, então, a participação de todos nós, cidadãos cariocas, para termos um bom plano que vai viger durante 10 anos.

Senhor Presidente, muito obrigado.