terça-feira, 26 de janeiro de 2016

1ª Parte do Grande Expediente 10/11/2015 Discurso 95ª Sessão

1ª Parte do Grande Expediente
10/11/2015

Discurso
...
95ª Sessão

Senhor Presidente, senhores vereadores, senhoras e senhores.
Ontem participamos da solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A solenidade se realizou no Arquivo da Cidade. Durante o processo de transmissão do grupo que estava saindo para o grupo que entrou ontem, percebemos que, infelizmente, há um clima de tensão muito forte no Conselho: as pessoas que têm a responsabilidade de gerir as coisas, ou pelo menos de participar dos interesses das crianças e dos adolescentes.
Esse clima nos incomoda muito, porque estamos tratando de um tema de que estamos aqui reiteradamente falando, um tema que é exatamente o futuro do país, até o presente do país, tratar das crianças e dos adolescentes. Se não tivermos responsabilidade compatível com a função, é melhor não participar.
O fato é que ainda há um clima de insegurança, principalmente no que tange às eleições, e como prometi, desde que entrei nessa questão das eleições, vou estar aqui todos os dias para falar sobre isso, enquanto persistir a nossa insegurança.
Ontem saímos mais uma vez, talvez até mais inseguros do que nos dias anteriores.
A reunião do Conselho de hoje, de transmissão, me deu ainda a sensação muito forte de insegurança. Talvez nós tenhamos surpresas negativas. As eleições estão marcadas para o dia 6 de dezembro, mas há rumores de que ela pode até não acontecer. Não estou sendo apologista do terror, não estou trazendo o terror, estou trazendo o que vejo, o que ouço.
A análise é fria e é com muita preocupação que vemos isso.
Houve uma afirmação da Presidente da Comissão Eleitoral de que, com certeza, o TRE não vai participar do processo de votação e de apuração, o que é muito lamentável.
A votação será manual. Houve época em que ela era manual, mas esse procedimento, essa prática já está no passado. E eu não sei se nós teremos sucesso com 581 candidatos, salvo algum erro meu, mas me parece que são 581 candidatos. Se eu estou errando é por pouco. São 581 candidatos. Há a votação, a escolha nominal, depois, a apuração - nós já perdemos essa prática, é muito preocupante.
Houve também rumores – aí, positivos – de que o novo grupo que assumiu ontem vai se reunir quarta-feira próxima, às 10 horas, para a primeira reunião de Mesa Diretora. Eles pretendem fazer uma varredura nas declarações dos candidatos suspeitos de fraude. Isso é muito bom porque pode acontecer mesmo após as eleições.
Mas só tem uma palavra, aqui, de esperança. Embora o novo conselho, o novo grupo que assumiu não tenha mais o poder porque está na comissão eleitoral, o processo de votação do dia 6 de dezembro, e de apuração... De qualquer forma, tem um novo grupo motivado que assumiu o Conselho. E que, certamente, vai influenciar nesse processo positivamente.
Para terminar minha fala, Senhor Presidente, eu insisto em que todos os vereadores desta Casa, o Poder Executivo, o Ministério Público estejam atentos aos procedimentos, a todo o desenrolar desse processo até o dia 6, e depois, também, na apuração, para que a gente tenha, realmente, uma escolha compatível com o cargo de Conselheiro Tutelar.

Muito obrigado, Senhor Presidente.