segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nossa homenagem ao BOMBEIROS em seu dia : 2 de JULHO .

A história da formação dos Corpos de Bombeiros, começa no século XVI, com a formação do Rio de Janeiro. Nesta época, até o meio do século XIX, quando ocorria um incêndio, quem corria para apagar os incêndios eram os voluntários, aguadeiros e milicianos que, na maior parte das vezes, perdiam a batalha devido as construções serem feitas de madeira. Quando os incêndios aconteciam a noite, acabavam por vitimizar ainda mais pessoas, devido a precária iluminação para se evacuar os locais.


Quando acontecia um incêndio, este, geralmente era informado pelos sinos das igrejas, com isso os homens corriam para os aguadeiros, e a população fazia aquela fila quilométrica, que ia passando baldes de mão em mão, do chafariz até o incêndio.
Foi então, que lá pelo ano de 1763, no Rio de Janeiro, foi criada uma repartição para extinguir incêndios. Os homens dessas repartições vinham da Marinha, a única corporação que tinha mão de obra qualificada para isso, já que haviam altos índices de incêndios nos navios, naquela época, feitos de madeira.
No ano de 1856, o Inspetor do Arsenal de Marinha expôs os benefícios de existir um grupo dedicado somente ao combate a incêndios. Os fatos apresentados fizeram com que o Ministério da Justiça a elaboração do Decreto Imperial nº 1.775, assinado por Dom Pedro II e promulgada a 02 de julho de 1856, data em que é comemorado o Dia do Bombeiro e semana de prevenção a incêndios.
Os bombeiros são classificados como militares, já que são considerados como Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, bem como a de Militares dos Estados. Eles têm como patrono a figura de Dom Pedro II, o responsável direto pela existência das corporações.
Hoje os bombeiros fazem mais do que apagar incêndios e resgatar gatos em árvores . Eles são responsáveis pelos resgates em montanhas, pelo serviço de salva vidas, salvamentos aquáticos, resgates em altura, intervenções em acidentes, vistoria técnicas de segurança e pelo atendimento de emergência entre outras atividades.