terça-feira, 10 de julho de 2012

As barreiras para se ganhar uma eleição e representar o POVO .

Desde os tempos do Império e da proclamação da República até os dias de hoje , o nosso sistema político tem decepcionado os cidadãos brasileiros , de modo a tornar o VOTO um instituto desmoralizado. O eleitor não vê no exercício de VOTAR uma expressão de participação no processo democrático de decidir as prioridades na implementação das políticas públicas. VOTAR , na percepção dos brasileiros , não significa escolher o melhor para a população. Não significa INFLUIR nas decisões POLÍTICAS.

Se o VOTO não fosse OBRIGATÓRIO , haveria um COLAPSO nas eleições. Os partidos políticos estão distantes do POVO e se comportam como legendas eleitorais. Terminadas as eleições eles perdem sua importância , reduzem as suas atividades e passam a ser orgnizações cartoriais.Não discutem com o POVO. Não mobilizam ; não fomentam a participação da sociedade nas decisões de interesse coletivo.

Nesse quadro de desalento, de desencanto , pouquíssimos cidadãos abnegados ousam se candidatar a vereador ou a deputado. E esses corajosos têm que enfrentar o descrédito das pessoas com a POLÍTICA. Têm , ainda , que enfrentar as " máquinas do poder " que se utilizam dos serviços públicos para obter votos. Os atuais vereadores , por exemplo , "venderam " o seu voto na Câmara para terceirizar a saúde e a educação , bem como para criar a taxa de iluminação pública , em troca de instalação de quebra-molas , poda de árvores , tapa-buracos, troca de lâmpadas e outros expedientes que lhes dão votos.

Há , por outro lado , que se enfrentar os donos de currais eleitorais chamados centros sociais , cujos proprietários ( vereadosres e deputados) desviam recursos públicos , como materiais e profissionais para praticarem assistencialismo à custa do nosso dinheiro e se elegerem.

É nesse clima adverso e que nos obriga a trabalhar com foco nas pessoas que podem ser conscientizadas do verdadeiro papel de um vereador que nos lançamos como CANDIDATO A VEREADOR. Contamos com sua análise , seu discernimento e SEU VOTO e o voto dos seus parentes e amigos.