quinta-feira, 5 de julho de 2012

Menos de 40% dos brasileiros dizem confiar nas polícias Civil e Militar.

Para 63,5% dos entrevistados pelo Ipea, os policiais, de forma geral, tratam as pessoas de forma preconceituosa. Estudo foi divulgado nesta quinta-feira (5)
             Mulher passa ao lado de policiais do Bope na favela do Cantagalo no Rio de Janeiro

A violência ainda é uma das grandes preocupações dos brasileiros. Mais de 87% dizem sentir muito ou pouco medo de assalto à mão armada. Cerca de 85% temem os assassinatos. Quando o assunto é a confiança na polícia, os números são menores: aproximadamente 38% confiam ou confiam muito na Polícia Civil e 37,5%, na Militar. Os dados são do Sistema de Indicadores de Percepção Social, pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea).

Para 39,5% dos brasileiros, a PM não aborda as pessoas na rua de forma respeitosa. Quase 44% acham que ela não cumpre os direitos humanos. De forma geral, cerca de 50% confiam ou confiam muito na Polícia Federal e na Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O levantamento sobre segurança pública ouviu 3.799 pessoas, de 212 municípios. A margem de erro é de 5%.

A confiança nas instituições policiais dos Estados aumentou um pouco entre 2010 e 2012, diz o levantamento. Apenas 25,1% da população afirmavam confiar na PM em 2010. A porcentagem subiu para 31,3% neste ano.

O mesmo aconteceu com a percepção sobre as polícias civis, nas quais 26,1% diziam “confiar” em 2010. Neste ano, o índice ficou em 32,6%.

Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5), a maioria dos entrevistados (63,5%) afirma que os policiais, de forma geral, tratam as pessoas de forma preconceituosa. Apenas 6% discordam totalmente dessa afirmação.

Entre os que foram atendidos por policiais, mais de 74% fazem uma avaliação positiva. Já entre os que foram abordados por forças de segurança, 37% avaliam a experiência de forma positiva.