quarta-feira, 3 de agosto de 2011

TANQUE DE GUERRA CONTRA O LIXO OU CONTRA O POVO DO RIO ?

                                            Tanque de guerra contra lixarada nas ruas do Rio



Prefeito de cidade na Lituânia esmaga carro estacionado em ciclovia e inspira Eduardo Paes, que adotaria a tática para acabar com a sujeira na cidade

Não se assuste se um blindado invadir as ruas do Rio para acabar com o lixo que o carioca joga no chão. Seria uma ‘campanha de conscientização’ que já anima o prefeito Eduardo Paes. A inspiração veio de longe: Vilnius, capital da Lituânia. O prefeito local, Arturas Zuokas, protagonizou uma encenação digna de Hollywood para alertar a população sobre estacionamentos irregulares. Ao volante de um blindado, Zuokas esmagou um Mercedes-Benz S-Class parado numa ciclovia.

Arte: O Dia

Segundo Paes, ele não hesitaria em adotar a tática na guerra contra o lixo nas ruas cariocas. “Fiquei morrendo de inveja do prefeito. Queria ter um blindado desse para ficar coletando o lixo que as pessoas jogam. É muito irritante. O carioca costuma dizer que gosta tanto da cidade, mas acaba cometendo esse ato de incivilidade”. Por dia, a Comlurb recolhe cerca de 8 mil toneladas, sendo 3,4 mil de lixo público. Enquete no Twitter de O DIA perguntou onde os leitores gostariam que o prefeito passasse com o tanque. Os bueiros foram os mais citados, seguidos de carros estacionados em locais proibidos e desperdício de dinheiro público.

Bem , a nós , paricularmente,nos apavora essa atitude que lembra autoritarismo típico do nazi-fascismo. Ainda que como motivação ou encenação, nos amedronta. Já imaginaram se , com "tanques " representados por canetas que tudo podem , tudo fazem , sob os olhares permissivos da Câmara dos Vereadores e de nossa Justiça, fossem massacrados , em lugar do lixo , os professores , os médicos , os enfermeiros , os dentistas e os demais servidores da rede municipal; os aposentados e pensionistas ; o PREVI-RIO ; o sistema de aposentadoria dos servidores municipais do Rio ; os moradores de rua ; os ambulantes ; os usuários de craque ; os taxistas ; os moradores das áreas de risco; os postos de saúde ; os hospitais municipais ; os pobres ; os negros e tudo o que incomoda um grupo estranho que resolve "limpar a cidade com choques de ordem"..?

Nem é bom pensar ! A imagem de ontem , do Prefeito de uma Cidade da Lituânia, que agrada a alguns não pode servir de exemplo nem de motivação ( nem de brincadeira) para os Prefeitos de um País democrático como o Brasil. Já pensou termos imagens, de novo , como as marcaram a nossa história relembradas? Começam como brincadeiras coisas que podem desembocar em tragédias no Mundo.





Um comentário:

  1. Bem Célio , creio que a associação deste fato com o nazismo e sistemas totalitários não combinam muito. Na verdade só ocorreu uma campanha publicitária que por sinal funcionou , pois apareceu no mundo inteiro . Na verdade foi algo extremamente criativo, cumpriu a intenção à qual foi planejada a ação!
    Diogo Almeida

    ResponderExcluir