quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O PAC QUE TEVE ÊXITO !


O Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ) inventado pelo governo Lula  deveria promover o desenvolvimento do País nos setores como saneamento  básico , habitação, aeroportos , rodovias , ferrovias , fontes de energia  entre outros setores estratégicos para alavancar a trajetória do Brasil rumo
ao conjunto dos países com melhor qualidade de vida para seus habitantes. Nesse sentido , pouco foi feito , segundo até mesmo os números oficiais.Os próprios órgãos do governo reconhecem que os avanços foram tímidos.

Por outro lado , o programa se prestou e muito para facilitar o enriquecimento ilícito e célere de muitas autoridades da administração  pública e muitos gestores e empresários do setor privado. Os fomentos para
essa guinada de propósitos foram os desvios de verbas públicas , os superfaturamentos , as obras sem licitação e de má qualidade , as renúncias fiscais e as liberações indevidas de licenças para obras em lugares condenados pelos órgãos de fiscalização e controle.

O PAC , mediante tantas alterações de propósitos e com tanta gente se locupletando do mesmo , ganhou contornos diversos e passou , na verdade , a ser o PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA CORRUPÇÃO , a ponto de , durante menos de seis meses do atual governo federal , dois ministros serem substituidos pela pressão popular e da mídia , em decorrência dos inúmeros escândalos em suas pastas.

Temos o entendimento de que a corrupção é um "mal mundial" , mas , no Brasil , a impunidade , a permissividade , as relações promícuas entre o público e o privado , a cultura do "levar vantagem em tudo" , a falta de uma OPOSIÇÃO FORTE E ATUANTE e a cooptação de entidades como as Centrais Sindicais e a UNE , elevaram esse distúrbio a um nível muito acima do suportável. Se acrescentarmos que o Legislativo está envolvido em relações duvidosas com o Executivo e que o Judiciário e a Mídia não têm a independência fundamental para uma Democracia , concluimos que o quadro é tenebroso.

Nos governos que antecederam o de Lula , deveria haver essas práticas lesivas aos interesses dos contribuintes e da população em geral , mas a magnitude atingida na chamada "era lula" foi flagrante e os apadrinhados pela complacência do Presidente da República não tiveram o mínimo pudor. Apostaram na sua amizade e, até certo ponto , na sua conivência passiva , para engendrar o dito mensalão do PT e tornaram a corrupção um fato endêmico e banal.

Para que o PAC , ou seja , o PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA CORRUPÇÃO seja banido da vida brasileira é preciso que a Sociedade encare a POLÍTICA como exercício nobre da cidadania. Que a Sociedade não confunda POLÍTICA com politicagem. Que a Sociedade compreenda a necessidade de uma OPOSIÇÃO ATENTA , SÁBIA , INDEPENDENTE E VOLTADA PARA O SEU PAPEL DE FISCALIZAR as ações do Poder Executivo. Se não for assim , viveremos numa FALSA DEMOCRACIA ou numa DITADURA BRANCA. É preciso que se entenda que ser oposição não é ser do contra ; ao contrário , é ser a favor da transparência e dos bons costumes nas ações de interesse coletivo. Criou-se a imagem de que o Oposicionista é o destruidor. Essa afirmativa é própria dos estados autoritários que não desejam prestar contas do que fazem.

Há necesidade de erradicação do pserudopaternalismo , da figura do pai-dos-pobres, dos discursos demagógicos fundamentados em palavras que o povo gosta de ouvir , mas que , na prática , os que os pronunciam não os executam . O Brasil tem solução , mas precisa de que , todos nós, protestemos quando percebermos que a MENTIRA está tomando o lugar da VERDADE. Todos os espaços são próprios para isso: salas e aula , shoppings , igrejas , bares , salões de beleza etc. Porém , talvez os mais eficazes sejam as redes sociais da Internet. Não desanimemos , pois é isso que os corruptos e mentirosos almejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário