terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uso indevido de antibióticos é um risco.

Há um risco de infecções cada vez mais graves por causa do uso indevido de antibióticos. O consumo rotineiro destes remédios está aumentando a população de bactérias resistentes aos antibióticos que são selecionadas , em razão da eliminação das bactérias sensíveis aos mesmos.
Estudos confirmam que os antibióticos estão perdendo a eficácia em um ritmo alarmante e irreversível. O problema é uma das maiores ameaças à saúde humana.

                          Os antibióticos só devem ser usados em casos de infecções mais sérias.

O uso desnecessário , em casos de infecções leves ,  acaba destruindo as populações sensíveis , aumentando as resistentes, como a E. coli , responsável por infecções urinárias e pela gonorreia.

Assim , quando a imunidade fica baixa , o micro-organismo vence a defesa do indivíduo , já que o uso do medicamento se torna ineficaz. O antibiótico seria a arma contra a infecção , mas ele encontra apenas bactérias resistentes em muito maior número do que deveria , porque , com a destruição das sensíveis que com elas competiam , as populações de resistentes cresceram exponencialmente.

Outro fator que agrava o problema é a pouca variedade de novos antibióticos sendo desenvolvidos. Por isso, especialistas pedem que pacientes e médicos pensem duas vezes antes de usar ou recomendar antibióticos.

A proibição da venda de antibióticos sem receita médica é uma boa medida para evitar que o problema fique ainda maior.