quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dupla função de motorista causa acidente com micro-ônibus.


Um micro-ônibus da Linha 201, da empresa Auto Viação Alpha S.A., atropelou hoje, por volta das 15h30 da tarde, passageiros que estavam no ponto de ônibus, derrubou uma árvore, danificou uma moto estacionada na calçada e quase invadiu um prédio da Rua Campos da Paz, Rio Comprido, na altura do número 63, local do acidente. Segundo testemunhas e a própria condutora do veículo, Márcia Elaine Albanez Moura perdeu o controle do transporte quando foi entregar o troco da passagem para um passageiro.

Apesar dos estragos, não houve feridos, exceto a motorista que seguiu na ambulância com ferimento em um dos braços. Entretanto o acidente vai de encontro à reivindicação dos motoristas de ônibus, que ao exercer a função de motorista e cobrador comprometem a segurança dos passageiros e de outros carros que transitam nas ruas da cidade.

O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio, Oswaldo Garcia, disse que o sindicato já tentou de várias formas intervir nessa condição dupla dos motoristas. Agora, resolveram trabalhar na questão de forma individual. “Já cansamos de fazer abaixo-assinados, reuniões e tudo o mais que se possa imaginar e nada deu resultado. Agora, estamos fazendo ações individuais. Quando um motorista deixa o emprego, ou vem solicitar nossa ajuda, nós o orientamos a exigir ao menos o segundo salário de cobrador. Muitos motoristas nos procuram para este auxílio”, contou.

Para Oswaldo, a situação do Transporte do Rio piorou muito com a redução de cobradores: “As coisas continuam iguais ou piores do que estavam antes. Só sabemos que o número de cobradores diminui cada vez mais. Além disso, a dupla função colabora com o engarrafamento, porque, ou o motorista dirige, ou para e cobra a passagem do passageiro. E, de uma forma ou de outra, ele acaba colocando em risco quem está dentro do ônibus e quem dirige e/ou transita pelas ruas ao redor dele”, diz o vice-presidente.

O sindicalista contesta ainda o excesso da jornada de trabalho dos motoristas, por falta de profissionais. “A maioria das empresas fazem com que motoristas trabalhem em longas jornadas. Eles costumam atuar em torno de 12 horas por dia para suprir a falta de profissionais. Isto não está certo”.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio de Janeiro abriu uma investigação em 2007, por meio do procurador Patrick Maia Merísio, sobre a dupla função do motorista, após um acidente ocorrido no dia 21 de agosto de 2007, em Jacarepaguá, Zona Oeste, em que três pessoas morreram e duas ficaram feridas ao serem atropeladas por um ônibus da linha 734 (Madureira - Rio das Pedras). Mais uma vez, naquela ocasião, segundo testemunhas, o motorista se distraiu ao dar o troco a uma passageira.