terça-feira, 19 de julho de 2011

UPAs e CLÍNICAS DA FAMÍLIA DE LATA SERÃO INVESTIGADAS .

Em lugar de reformar os hospitais e os postos de sáude já existentes e cheios de problemas de estrutura ; em lugar de tratar o pessoal da saúde ( médicos , enfermeiros , dentistas ) com dignidade ; em lugar de prover as unidades já existentes com tomógrafos e outros equipamentos e materiais indispensáveis ao bom exercício da Medicina e em lugar de atrair profissionais para o serviço público municipal ou estadual ; o Governador e o Prefeito optaram por abandonar isso tudo e seguir outro caminho equivocado.

O Governador criou as Unidades de Pronto Atendimento 24 h ( UPAs ) e o Prefeito as Clínicas da Família. As propagandas televisivas enalteceram esses feitos e , em consequência, o Governador foi reeleito com quase 70% dos votos. Parecia que a Saúde estava resolvida. Qual nada ! O tempo passou ( e o tempo é cruel , pois mostra as verdades) e as pessoas começaram a ver que havia muita mentira.A começar pela falta de médicos nessas unidades . Mas , o Governador já estava reeleito.

Agora , o Tribunal de Contas da União ( TCU ) decidiu investigar os contratos das UPAs de lata com base na reportagem publicada em O Globo, no domingo passado , na qual fica claro que o custo do metro quadrado das UPAs e das Clínicas da Família ( R$ 2.385 )  é 25% maior em relação ao valor pago pela construção de um hospital de alvenaria que seria R$ 1900 o metro quadrado . Esses módulos também recebem recursos federais. Por que pagar mais caro ? Por quê ? Não é estranho ?

O Ministério Público deve intervir para evitar mais perda de dinheiro público , pois há indícios de superfaturamento nessas unidades feitas de contêineres  , até  porque há uma fornecedora desses módulos - a Metalúrgica Valença - que ,em 2009 , ganhou a maioria dos contratos , teve incentivo fiscal e o dono é amiguinho do Vice-Governador .Se aprofundarem as investigações , o bicho vai pegar.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário