terça-feira, 19 de julho de 2011

TERCEIRIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS TRAZ PREJUÍZO EM TODOS OS SENTIDOS.

Se há uma atividade que não pode ser terceirizada é a EDUCAÇÃO. Todos os segmentos têm um papel importante nesse processo , mas , sem dúvida , FAMÍLIA e ESCOLA são os que mais contribuem positivamente nesse setor. Os pais não podem transferir para outros sua função de transmitir os valores para as crianças e para os adolescentes , assim como os profissionais que lidam na Escola. Olhem que falamos ESCOLA , e não , simplesmente , apenas , PROFESSORES . Nossa longa experiência como regente de turma e na Direção de Unidade Escolar Municipal nos permite garantir que todos os elementos da Escola contribuem para a EDUCAÇÃO.


Além dos professores , o porteiro , os inspetores , as merendeiras , os serventes , os agentes de administração, os supervisores e os orientadores , de uma forma ou de outra estão envolvidos. A ESCOLA é um ORGANISMO VIVO. Quando a merendeira repreende um aluno que , distraído , coloca o prato , o talher que usou ou o resto do alimento em local inadequado , mostrando a sua preocupação com o destino do lixo e com a conservação dos utensílios da cozinha , ela está educando , no refeitório, tanto quanto um professor de Educação Física que adverte um aluno por proferir palavras inadequadas na competição pela bola de futsal na quadra ou o porteiro que cobra a caderneta escolar do aluno que está ingressando na escola. Tudo isso é EDUCAR.

Por essa razão , não se pode prescindir de se formar uma " FAMÍLIA DE EDUCAR" na escola. A rotatividade de pessoal não deve ocorrer , sob pena de não se formar um grupo afinado e coeso nos objetivos a serem alcançados. Por isso e por outras razões , condenamos a terceirização nas escolas.

A rede estadual de ensino tem 13 mil trabalhadores terceirizados. São faxineiros , vigias e merendeiras. Eles custam mais ao Estado ( R$ 1300 cada ) do que os concursados nestes mesmos setores ( que ganham salário inferior a R$ 550 ). O desconhecimento a respeito de educação dos que comandam a secretaria é tão grande que eles alegam não ser necessário que a merendeira ou o porteiro tenha relação pedagógica com a Escola. Segundo o subsecretário, uma merendeira só precisa manusear os alimentos, porque a maneira de se oferecer a comida deve ser vista pela diretora. QUANTA BOBAGEM ! QUE IGNORÂNCIA EM TEMOS DE EDUCAÇÃO ! É LAMENTÁVEL !

Essas terceirizações nas escolas Públicas trazem prejuízo pedagógico e prejuízo financeiro. Quem conhece ESCOLA e EDUCAÇÃO sabe !

Nenhum comentário:

Postar um comentário