quinta-feira, 28 de julho de 2011

A DISTÂNCIA ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE. NA SAÚDE PÚBLICA DO RIO.

Enquanto o trio Paes-Cabral-Lula inaugurava a Clínica da Família em Del Castilho e , com uma plateia composta de funcionários deslocados dos seus locais de trabalho em horário de expediente , idosos e líderes comunitários de outros pontos da Cidade , elogiavam a sua política de  saúde no Rio, os hospitais tradicionais , as UPAs e os Postos de Saúde agonizam , sem médicos , sem enfermeiros , sem equipamentos e com prédios em péssimo estado de conservação ( a crítica quanto aos prédios só não vale para as construções de lata).

Por falta de pessoal, a Maternidade Municipal Alexander Fleming, em Marechal Hermes, tem sido obrigada a recusar pacientes. Nos últimos dias, houve diversos casos em que gestantes foram informadas da impossibilidade de serem atendidas.

O hospital chega a fechar as portas para impedir a entrada de pacientes — um cartaz improvisado informa que a falta de profissionais impede o atendimento.
A Secretaria de Saúde atribui o problema à aposentadoria de vários profissionais e diz que a reposição está sendo providenciada. Afirma que pacientes têm sido levados para outros hospitais e que casos de emergência não têm sido recusados. Mas , para os "três amiguinhos" dos comícios antecipados , tudo está uma maravilha , ou seja, o discurso não bate com a realidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário