sexta-feira, 8 de julho de 2011

FALHAS GRAVES NOS CHOQUES DE ORDEM DA PREFEITURA DO RIO.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis ( DRFA ) fez ação contra quadrilha que liberava veículos de depósitos públicos com cem policiais , na manhã desta quinta-feira,numa operação para cumprir 19 mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma quadrilha de fraudadores. Todos os envolvidos foram presos.


O grupo de despachantes promovia a retirada de forma fraudulenta de veículos apreendidos em depósitos públicos municipais administrados pela empresa Locanty Comércio e Serviços Ltda, localizada no município de Duque de Caxias.

Para retirar o carro apreendido pela Secretaria Especial de Ordem Pública ( SEOP ) , em suas operações de Choque de Ordem , o proprietário pagava ao grupo metade do valor da totalização das multas. Os dados eram manipulados na SMTR e livravam , no sistema , o motorista de todas as infrações. Todo o grupo faz parte do quadro de funcionários da empresa Locanty Comércio e Serviços Ltda que foi contratada pela Prefeitura para explorar depósitos públicos no Recreio , em Campo Grande , em Inhaúma e no Caju.

Eles também falsificavam documentos de carros cujos donos demoravam a comparecer aos depósitos para retirar seus veículos rebocados.Os automóveis eram vendidos para terceiros com uma documentação aparentemente legal. A quadrilha também roubava pertences encontrados dentro dos carros rebocados. Pelas ações criminosas , a quadrilha liberou veículos rebocados , vendeu carros apreendidos e lesou a prefeitura em R 1 millão.

Essa insistência da Prefeitura em terceirizar serviços que deveriam ser prestados por funcionários concursados e de carreira mostra , mais uma vez , que estamos certos em nossa tese. O excesso de repressão promovido pelo Estado costuma motivar as arbitrariedades e servir de base para germinação de fraudes e corrupção.

Não somos contra o Controle Urbano. Mas essas operações devem ter um planejamento adulto , ou seja , desde a forma de apreensão do veículo até a sua devolução ao seu proprietário , o Estado é inteiramente responsa´vel por tudo o que envolve o patrimônio apreendido. Não pode ser uma brincadeira juvenil de pegar por pegar , remover por remover os veículos dos outros e atirá-los em depósitos controlados por delinquentes contratados pela própria Prefeitura.

Tá difícil aturar tanta leviandade cometida pelas autoridades que controlam a Cidade do Rio . Por mais que se queira tolerar , não dá para aguentar. É muita infantilidade ou má-fé. Querem arrecadar com as multas , mas não cuidam de preservar o que é dos outros. Que Estado é esse?....

Nenhum comentário:

Postar um comentário