sábado, 14 de janeiro de 2012

PROJETO DO CAOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO JÁ ESTÁ LANÇADO !

Eles poderão fazer o que quizerem. Nunca mais a cidade do Rio de Janeiro será a mesma.
Entendo que, no tombamento das ruínas e velhacoutos existentes pelas diversas ruas coloniais do centro,  a cidade , dita maravilhosa (que eu conheci) virou uma imensa cloaca ou  cabeça de porco, albergue de vadios e de muitos pobres coitados e oportunos invasores. É a terra prometida de infelizes migrantes.

A expansão da Barra foi a gota dágua. O Centro, como era conhecido...Morreu, e mesmo os subúrbios, em simbiose forçada com as favelas, delas já não diferem, como exemplo:  a Leopoldina!

Creio que o elevado venha ser demolido porque  tapará a vista dos nababos do funcionalismo público, que ja começam a se deslocar para o cais, onde, certamente, serão erguidos envidraçados edifícios, destituidos de quaisquer resquício "humano". Serão apenas : escritórios públicos/burocratas.

Temos de lembrar que a zona portuária é intrinseca às favelas que a rodeiam. A tal zona, quando 'revitalizada', será como a Esplanada do Castelo, onde se incluí a falecida Cinelândia: de dia a azáfama dos escritórios. À noite, quem por ali passará?

Ouvi, que também se cogita desaparecer com o inicio da Ladeira da Misericórdia, de famosa memória, pois a cidade cresceu ali,  em volta do Morro do Castelo., cujo acesso se fazia pela ladeira, que aliás não incomoda ninguém onde está e... pouquíssimos sabem de sua existência mas que destoará da "cidade da justiça" que ali se ergue

Por outro lado, o tal túnel, se executado, será um fábrica de fazer doidos. O barulho ensurdecedor aliado aos gases emanados e, por consequência o calor infernal, dentro do pequeno trecho existente, já deixa qualquer um de mau humor. Imaginemos em  oito kilometros de congestionamento.

Como lembrado, juntando o elevado, temos seis pista para ir e seis para voltar. De quantas pistas será o "mergulhão"? Temos congestionamento programado!

QUEM VIVER VERÁ!
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O SENSACIONAL "PROJETO DO CAOS" NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO JÁ ESTÁ LANÇADO PELOS GOVERNOS DO ESTADO E DA PREFEITURA:

1 ) DEMOLIR O VIADUTO DA PERIMETRAL, SEM QUE O MERGULHÃO ESTEJA PRONTO

2 ) DESATIVAR OS POSTOS DE GASOLINA NA ZONA SUL.


A Perimetral, elevado que circunda a cidade, construído há quarenta anos, aproximadamente, com a finalidade de desafogar o transito, será demolido logo após o Carnaval.  Os contratos já estão assinados, as obras devem ter início no primeiro trimestre, como divulgou a Prefeitura. 

Disse o Alcaide que elas serão necessárias para revitalizar o Porto, que ficará mais bonito.

Pela Perimetral trafegam cerca de oitenta mil veículos por dia, o que mostra a sua importância para a cidade, visto que é o trajeto dos veículos que se destinam para a Ilha do Governador, Linha Vermelha, Ponte Rio Niterói e Avenida Brasil.

Substituirá essa importante via um túnel de oito quilômetros, ligado ao Mergulhão.  O túnel ainda não foi construído, mas a demolição o precederá, o que certamente trará  quilométricos congestionamentos.

O Governador do Estado divulgou, recentemente, que pretende levar o Metro da Barra da Tijuca ao centro da cidade, vinculando essa linha, a ser construída, à linha existente. 

As estações Cantagalo e Ipanema serão fechadas até que se conclua a obra.  Para a realização dessa obra a rua Ataulfo de Paiva será fechada ao trânsito de automóveis, desviado para a rua Humberto de Campos. 

Moradores que têm garagem não poderão usá-las e os seus automóveis serão estacionados em outros locais, havendo “valets” contratados pela Administração Pública para levar e trazer os carros atendendo a solicitação dos interessados, isto é, dos donos dos automóveis.  

Deve ser enfatizado que o projeto original do Metro da Barra da Tijuca, que previa o túnel a ser construído sob a rua Jardim Botânico, foi abandonado, por ser dispendioso.

Mas não é só:

Invocando a mesma argumentação da Prefeitura, a necessidade de embelezar a cidade, os postos de gasolina da Petrobrás situados na Avenida Atlântica e na Lagoa, em número de nove, serão fechados.  Haverá apenas dois postos particulares para atender toda a zona sul, um no Leblon outro em Copacabana.

Recentemente houve dois incêndios com trágicos resultados para o trânsito, um no túnel da Covanca, quando um ônibus pegou fogo e outro narua Jardim Botânico, quando o incêndio deu-se em um apartamento. Resultado: engarrafamento por cerca de dez horas, que atingiu toda a zona sul, Botafogo, Flamengo e Centro.

É facilmente previsível o que ocorrerá em nossa cidade nos próximos dois ou três anos, um trânsito caótico, transportes coletivos cheios, filas imensas de automóveis nos postos de gasolina remanescentes, balburdia geral.

A sociedade que paga impostos tem o direito de exigir venham as autoridades competentes, quer da Prefeitura, quer do Estado, apresentar os respectivos projetos, para esclarecimento geral. 

Quanto vai custar cada uma das obras, como ficará o trânsito, tudo o que interessa ao contribuinte, que está pagando a conta.

Existem duas maneiras de se exigir da Administração Pública uma satisfação aos contribuintes de maneira geral e aos da zona sul em particular: uma ação popular a ser distribuída pela Ordem dos Advogados do Brasil (RJ); ou uma ação civil pública, intentada pelo Ministério Publico, que é o fiscal da sociedade. 

Para isso há necessidade de um grande movimento social, pois o sacrifício da população não pode e não deve ser desprezado pelos governantes.

Destarte, é do interesse de todos os cariocas que este e-mail seja divulgado, ao maior número de pessoas, sobretudo à Ordem dos Advogados do Brasil (RJ) e ao Ministério Público Estadual. 

Coopere em nosso próprio benefício.