segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pancreatites

 

As pancreatites são subdivididas em agudas e crônicas. As formas agudas caracterizam-se por dor abdominal intensa e elevação das enzimas pancreáticas (amilase e lipase) e tem como principal causa os cálculos da vesícula biliar.

São condições graves com uma mortalidade global de 5-10%. Já as pancreatites crônicas manifestam-se por dor abdominal recorrente, diarréia com perda de gordura nas fezes, diabetes mellitus e emagrecimento. Esta tem como principal agente causal o uso contínuo do álcool e é irreversível mesmo com a eliminação da ingesta alcoólica.

O pâncreas pouco conhecido dos leigos e por vezes dos médicos, tem uma função preponderante na digestão e absorção dos alimentos ingeridos (Função Exócrina) no controle da glicose sanguínea (Função Endócrina), pois é o único órgão da economia humana que secreta insulina.

Atenção especial portanto, deve ser destinada a esta glândula com papel fundamental no nosso metabolismo.

Novamente, devemos alertar para os riscos de se ingerir diariamente álcool e também devemos estar atentos a possibilidade de cálculos da vesícula biliar migrarem e provocar Pancreatite Aguda.

Outras inúmeras etiologias existem tanto para Pancreatite Aguda e como Crônica, no entanto bem menos freqüente. ( JB)