Os cerca de 3 mil motoristas de transporte alternativo seguem neste momento em carreata em direção ao Aterro do Flamengo. Por volta das 5h, centenas de vans já estavam nas proximidades do Maracanã, de onde saiu a carreata. Eles vão seguir pela Praça da Bandeira, Avenida Presidente Vargas até o Aterro do Flamengo, onde os veículos serão estacionados. De lá, os motoristas vão a pé até a Cinelândia para um grande ato de protesto. O trânsito está congestionado em várias partes da cidade e espera-se que a situação piore com o desenrolar da carreata.
A manifestação Um dia sem van tem o objetivo de mostrar a importância do transporte alternativo legalizado e organizado para a população, além de exigir uma rápida e imediata licitação para o setor.
De acordo com Guilherme Biserra, diretor jurídico do sindicato da categoria, a finalidade é a de fazer valer a realização de uma nova licitação para o transporte alternativo legalizado, cobrar o cumprimento da lei nº 3360, que garante que a licitação seja voltada somente para pessoa física, além de determinar a demarcação dos locais de parada para vans a 50 metros antes ou depois dos pontos de ônibus, evitando assim as inúmeras discussões entre motoristas de ônibus e vans, e reduzir o número de multas aplicadas pela Guarda Municipal aos trabalhadores do setor.
"Hoje, o transporte alternativo leva diariamente cerca de 1,5 milhão de passageiros que, através de pesquisas, já comprovaram sua importância na locomoção de suas residências para o trabalho e vice-versa. Não queremos prejudicar essas pessoas, apenas fazer valer uma lei que as autoridades públicas teimam em desrespeitar", afirmou.
A manifestação Um dia sem van tem o objetivo de mostrar a importância do transporte alternativo legalizado e organizado para a população, além de exigir uma rápida e imediata licitação para o setor.
De acordo com Guilherme Biserra, diretor jurídico do sindicato da categoria, a finalidade é a de fazer valer a realização de uma nova licitação para o transporte alternativo legalizado, cobrar o cumprimento da lei nº 3360, que garante que a licitação seja voltada somente para pessoa física, além de determinar a demarcação dos locais de parada para vans a 50 metros antes ou depois dos pontos de ônibus, evitando assim as inúmeras discussões entre motoristas de ônibus e vans, e reduzir o número de multas aplicadas pela Guarda Municipal aos trabalhadores do setor.
"Hoje, o transporte alternativo leva diariamente cerca de 1,5 milhão de passageiros que, através de pesquisas, já comprovaram sua importância na locomoção de suas residências para o trabalho e vice-versa. Não queremos prejudicar essas pessoas, apenas fazer valer uma lei que as autoridades públicas teimam em desrespeitar", afirmou.