1. A velocidade do tráfego no Rio melhorou entre 1992 e 2008, quando em outras grandes cidades como SP, piorava muito. Investimentos estaduais e municipais explicam essa melhora: a Linha Amarela, a Linha Vermelha, a transformação da avenida Brasil em via expressa, a extensão do metrô a Pavuna e a Copacabana, a duplicação da avenida das Américas, Airton Senna, Marechal Alencastro, Estradas da Posse e Campinho, Bulhões Marcial, a abertura da rua Mario Ribeiro,( pois antes a Lagoa-Barra não ia direto a Lagoa tendo que fazer a volta pelo Leblon via Visconde de Albuquerque), o uso de mão dupla no fluxo como no Tunel do Joá, nas Avenidas Atlantica, Delfim Moreira e Vieira Souto, etc.....
2. Mas a partir de 2009 essa situação inverteu e a velocidade dos fluxos de tráfego no Rio piorou de tal forma que o Rio hoje se igualou a SP, e pelos dados de agosto-2012, já estaria pior. As razões são óbvias: a prioridade total dessa prefeitura para os ônibus, a substituição de pessoal experimentado na operação de tráfego, a retirada da policia militar do transito entrando um pessoal terceirizado sem experiencia e sem poder de policia.
3. Lembro que a única nota 10 dada pelo Comité Olimpico Internacional no projeto olímpico do Rio foi a gestão do tráfego em 2007. Há hoje decisões completamente equivocadas como o segundo trecho da chamada Transcarioca em direção ao aeroporto -já servido pelas linhas Vermelha e Amarela. Esta deveria ir em direção a alta zona norte e a zona oeste. O tunel da Grota Funda é obra benvinda, antes licitada pelo prefeito Conde e desistencia do vencedor. Mas um corredor fechado estuprando a Barra da Tijuca é grave equívoco cortando o bairro ao meio como os trens fizeram nos bairros da zona norte nas primeiras décadas do século 20.
4. A máxima prioridade deve ser dar caráter de metrô de superfície aos trens -supervia- com climatização e frequencia de no máximo 5 minutos. Além disso, retornar a gerencia de tráfego com pessoal experimentado e trazer de volta a PM ao trânsito até que o efetivo da GM seja ampliado e treinado para isso trabalhando com os PMs. E exigirr que a Linha 4 do Metrô vá da Gávea a Botafogo e que na Barra chegue ao Terminal Alvorada com estação subterrânea como a linha 1, como em Londres, Nova York ou Paris.
2. Mas a partir de 2009 essa situação inverteu e a velocidade dos fluxos de tráfego no Rio piorou de tal forma que o Rio hoje se igualou a SP, e pelos dados de agosto-2012, já estaria pior. As razões são óbvias: a prioridade total dessa prefeitura para os ônibus, a substituição de pessoal experimentado na operação de tráfego, a retirada da policia militar do transito entrando um pessoal terceirizado sem experiencia e sem poder de policia.
3. Lembro que a única nota 10 dada pelo Comité Olimpico Internacional no projeto olímpico do Rio foi a gestão do tráfego em 2007. Há hoje decisões completamente equivocadas como o segundo trecho da chamada Transcarioca em direção ao aeroporto -já servido pelas linhas Vermelha e Amarela. Esta deveria ir em direção a alta zona norte e a zona oeste. O tunel da Grota Funda é obra benvinda, antes licitada pelo prefeito Conde e desistencia do vencedor. Mas um corredor fechado estuprando a Barra da Tijuca é grave equívoco cortando o bairro ao meio como os trens fizeram nos bairros da zona norte nas primeiras décadas do século 20.
4. A máxima prioridade deve ser dar caráter de metrô de superfície aos trens -supervia- com climatização e frequencia de no máximo 5 minutos. Além disso, retornar a gerencia de tráfego com pessoal experimentado e trazer de volta a PM ao trânsito até que o efetivo da GM seja ampliado e treinado para isso trabalhando com os PMs. E exigirr que a Linha 4 do Metrô vá da Gávea a Botafogo e que na Barra chegue ao Terminal Alvorada com estação subterrânea como a linha 1, como em Londres, Nova York ou Paris.