quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Moradores da Freguesia agradecem ao professor Célio Lupparelli pela recuperação da Igreja do Loreto.

Os moradores da Baixada de Jacarepaguá , especialmente os da Freguesia , do Anil , do Pechincha , da Taquara , do Gardênia Azul e da Cidade de Deus , conhecem a Igreja de Nossa senhora do Loreto , padroeira da Aviação . Trata-se de um prédio do século XVII e tombado pelo IPHAN , por ser Patrimônio Histórico.

Todos os povos que preservam sua memória , que valorizam seus aspectos culturais e que os transmitem às gerações seguintes , tendem a ter maior estabilidade nas relações entre os seus membros. Pobre do povo que se esquece dos seus verdadeiros símbolos. Não faz história e , por conseguinte , não tem o respeito dos seus próprios integrantes.

Foi com esse espírito que o professor Célio Lupparelli envidou todos os esforços para recuperar o prédio da Igreja do Loreto , como é conhecida popularmente , para evitar que os cupins a colocassem abaixo. A construção secular estava esfarelando , mas nenhuma autoridade pública , nenhum político do bairro teve essa sensibilidade. Aliás, esse comportamento de Célio lupparelli é raro entre os políticos brasileiros.

" Em 2007, o Padre Francisco de Assis procurou ajuda do Prof. Celio Lupparelli para tentar viabilizar uma grande reforma para a Igreja Nossa Senhora do Loreto, na Freguesia. A verba foi incluída, através de Emenda, no Orçamento do Município para 2008. O Prefeito autorizou a reforma orçada em cerca de R$ 336 mil reais." ( texto do Jornal Prisma , na época )

Em maio do mesmo ano, foi assinado o contrato para formalização do processo no fim da missa domical das 19:00 para o testemunho de cerca de 2000 pessoas presentes.


Foram realizadas obras para recuperação do telhado, fachada, das redes elétrica e hidráulica e das partes interna e externa; descupinização, conserto de infiltrações, pintura geral, restauração de esquadrias, vidros, janelas etc. As obras foram iniciadas e concluídas no mesmo ano.           

Foi a primeira e única vez na história, desde 1664, que o Poder Público investiu em obras neste grandioso e centenário templo religioso.

A atuação decisiva de Lupparelli na preservação desse patrimônio religioso , histórico e cultural torna-se incontestável , quando examinamos as fotos da época , que publicamos abaixo. Não há o que se discutir !