O tempo passou e ,no terreno à esquerda , no sentido citado , as invasões ameaçavam se expandir ; um ferro-velho para desmonte de carro também apareceu .
Foi aí que , quando Célio Lupparelli era administrador Regional de Jacarepaguá , e , depois de ouvir alguns moradores , o Professor resolveu fotografar a área em risco , onde também havia enchentes do Rio Tindiba , prejudicando o trânsito na Rua Cândido Benício , e propor a instalação de uma VILA OLÍMPICA. Aprovada pelo prefeito César Maia , a proposta foi colocada em prática e , hoje , Jacarepaguá possui um excelente equipamento público municipal que tem as seguintes vantagens: 1- é de fácil acesso ; 2- extinguiu qualquer risco de invasão e de proliferação de construções irregulares ; 3- trouxe oportunidade de prática de esportes para a comunidade do bairro , d-promove o desenvolvimento econômico e gera emprego e renda ; e- acabou com as enchentes no local , beneficiando os moradores do IPASE e extinguindo os alagamentos , f- transformou-se em um ponto de lazer h- houve valorização imobiliária .
Foram oito anos de luta. Célio Lupparelli nunca desanimou. Nenhum político se interessou pelas obras. Aliás, ao contrário , o governo estadual da época chegou a embargar as obras por diversas vezes . Alguns políticos de Jacarepaguá , hoje no PMDB , chegaram a insuflar a paralisação da construção , alegando que era ilegal construir ao lado de um rio , esquecendo-se do intresse público. O trânsito sofreu em 2003/2004 com desvios na Cândido Benício. Mas Célio Lupparelli não desanimou !
Como poderíamos justificar um bairro com a extensão gerográfica e a expansão demográfica de Jacarepaguá não dispor de uma Vila Olímpica ? Pois é , mas os vereadores e deputados eleitos pela população local jamais se interessaram por isso. Para eles, valem o assistencialismo barato dos centros sociais , a distribuição de brindes , o corte de cabelo em praças , a sustentação de escolinhas de futebol em condomínios ou praças , as podas de árvores e as instalações de quebra-molas para catar votos e nada mais.
Desde 2001, a construção da Vila Olímpica estava na lista dos projetos para Jacarepaguá. Em uma audiência pública realiza em 2002, foi escolhido em consenso entre o Prof. Celio Lupparelli e os moradores da região, o Mato Alto como local da construção do complexo esportivo. As obras começaram no mesmo ano , mas entraves e embargos judiciais atrasaram o avanço da obra, inclusive a canalização do trecho do Rio Tindiba que passa pela Rua Cândido Benício, acabando com as enchentes no local.Após isso tudo, a Vila Olímpica Prof. Manoel José Gomes Tubino foi inaugurada em 2008 e desde então, temos um maravilhoso complexo esportivo com ginásio coberto, quadras poliesportivas, pista oficial de atletismo, banheiros para o público, parque aquático, prédio de artes marciais, biblioteca, auditório, local de atividades para terceira idade, posto médico, quadra de tênis, churrasqueiras, campo de futebol, quadras de vôlei, parque infantil e equipamentos de ginástica.
A iniciativa foi exclusiva do professor Célio Lupparelli.Todos os moradores do bairro reconhecem o fato.As fotos abaixo ratificam essa assertiva e colocam um fim em qualquer possibilidade de discussão sobre quem foi o idealizador e o realizador dessa grande obra.Ninguém dispõe de fotos tão axiomáticas. Não há mais o que dicutir , depois que disso.
EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO , APARECEM VÁRIOS OPORTUNISTAS , MAS TEMOS QUE DAR A CÉLIO O QUE É DE CÉLIO !
PARABÉNS A JACAREPAGUÁ PELA EXISTÊNCIA DA VILA OLÍMPICA DO MATO ALTO.