quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA VILA OLÍMPICA DO MATO ALTO . VAMOS DAR A CÉLIO O QUE É DE CÉLIO !

Há muitos anos , a área onde chamamos de Mato Alto , entre a Praça Seca e o Tanque , em Jacarepaguá , era uma grande horta , ou seja , os portugueses que ocupavam o local estabeleceram ali uma grande plantação de hortaliças ( alface , agrião , couve etc ). Em seguida , do lado esquerdo, no sentido Praça Seca- Tanque , foram construídos prédios a que chamamos de IPASE , havendo , também , a ocupação não planejada por meio de barracos e casas simples. Do lado direito , no mesmo sentido , estabeleceu-se uma ocupação também não planejada. Assim , surgiu a comunidade do Mato Alto , com problemas de saneamento , de desmatamento e de falta de infraestrutura. Mais tarde , veio o CIEP Adelino de Palma. Inescrupulosos , invadiram e destruíram a histórica residência de Cândido Benício , tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural , sob os olhares complacentes e coniventes do Poder Público e da Comunidade de Jacarepaguá. O professor Célio Lupparelli gruitou muito contra esse absurdo, mas perdeu. Nenhum político de Jacarepaguá se manifestou em defesa da Cultura e da nossa Memória. Eles só pensam naquilo !!!

O tempo passou e ,no terreno à esquerda , no sentido citado , as invasões ameaçavam se expandir ; um ferro-velho para desmonte de carro também apareceu .


Foi aí que , quando Célio Lupparelli era administrador Regional de Jacarepaguá , e , depois de ouvir alguns moradores , o Professor resolveu fotografar a área em risco , onde também havia enchentes do Rio Tindiba , prejudicando o trânsito na Rua Cândido Benício , e propor a instalação de uma VILA OLÍMPICA. Aprovada pelo prefeito César Maia , a proposta foi colocada em prática e , hoje , Jacarepaguá possui um excelente equipamento público municipal que tem as seguintes vantagens: 1- é de fácil acesso ; 2- extinguiu qualquer risco de invasão e de proliferação de construções irregulares ; 3- trouxe oportunidade de prática de esportes para a comunidade do bairro , d-promove o desenvolvimento econômico e gera emprego e renda ; e- acabou com as enchentes no local , beneficiando os moradores do IPASE e extinguindo os alagamentos , f- transformou-se em um ponto de lazer h- houve valorização imobiliária .

Foram oito anos de luta. Célio Lupparelli nunca desanimou. Nenhum político se interessou pelas obras. Aliás, ao contrário , o governo estadual da época chegou a embargar as obras por diversas vezes . Alguns políticos de Jacarepaguá , hoje no PMDB , chegaram a insuflar a paralisação da construção , alegando que era ilegal construir ao lado de um rio , esquecendo-se do intresse público. O trânsito sofreu em 2003/2004 com desvios na Cândido Benício. Mas Célio Lupparelli não desanimou !

Como poderíamos justificar um bairro com a extensão gerográfica e a expansão demográfica de Jacarepaguá não dispor de uma Vila Olímpica ? Pois é , mas os vereadores e deputados eleitos pela população local jamais se interessaram por isso. Para eles, valem o assistencialismo barato dos centros sociais , a distribuição de brindes , o corte de cabelo em praças , a sustentação de escolinhas de futebol em condomínios ou praças , as podas de árvores e as instalações de quebra-molas para catar votos e nada mais.

Desde 2001, a construção da Vila Olímpica estava na lista dos projetos para Jacarepaguá. Em uma audiência pública realiza em 2002, foi escolhido em consenso entre o Prof. Celio Lupparelli e os moradores da região, o Mato Alto como local da construção do complexo esportivo. As obras começaram no mesmo ano , mas entraves e embargos judiciais atrasaram o avanço da obra, inclusive a canalização do trecho do Rio Tindiba que passa pela Rua Cândido Benício, acabando com as enchentes no local.Após isso tudo, a Vila Olímpica Prof. Manoel José Gomes Tubino foi inaugurada em 2008 e desde então, temos um maravilhoso complexo esportivo com ginásio coberto, quadras poliesportivas, pista oficial de atletismo, banheiros para o público, parque aquático, prédio de artes marciais, biblioteca, auditório, local de atividades para terceira idade, posto médico, quadra de tênis, churrasqueiras, campo de futebol, quadras de vôlei, parque infantil e equipamentos de ginástica.


A iniciativa foi exclusiva do professor Célio Lupparelli.Todos os moradores do bairro reconhecem o fato.As fotos abaixo ratificam essa assertiva e colocam um fim em qualquer possibilidade de discussão sobre quem foi o idealizador e o realizador dessa grande obra.Ninguém dispõe de fotos tão axiomáticas. Não há mais o que dicutir , depois que disso.

EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO , APARECEM VÁRIOS OPORTUNISTAS , MAS TEMOS QUE DAR A CÉLIO O QUE É DE CÉLIO !

PARABÉNS A JACAREPAGUÁ PELA EXISTÊNCIA DA VILA OLÍMPICA DO MATO ALTO.