quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Sexta Economia do Mundo ? Na verdade , não há o que comemorar !

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

O PIB per capita é aquele dado obtido , dividindo-se o PIB pela população. O valor per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um país. Entretanto , países podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas seu PIB per capita pode resultar baixo, já que a renda total é dividida por muitas pessoas, como é o caso da Índia ou da China.

Países como a Suíça, Noruega e a Dinamarca exibem um PIB moderado, mas que é suficiente para assegurar uma excelente qualidade de vida a seus poucos milhões de habitantes. PIB e PIB per capita não mostram as desigualdades sociais nem a qualidade de vida.

Atualmente usam-se outros índices - que revelam o perfil da distribuição de renda de um país (tais como o coeficiente de Gini ou mesmo índices desenvolvidos pela sociologia, como o Índice de Desenvolvimento Humano) - para se obter uma avaliação mais precisa do bem-estar econômico desfrutado por uma população.

O PIB pode aumentar enquanto a maioria dos cidadãos de um país fica mais pobre, ou proporcionalmente não tão ricos, pois o PIB não considera o nível de desigualdade de renda de uma sociedade. Já o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" , sendo composto a partir de dados como : uma vida longa e saudável ; expectativa de vida ao nascer e acesso ao conhecimento: anos médios de Estudo e anos esperados de Escolaridade e um padrão de vida decente .

O Governo Brasileiro e a Mídia festejaram a notícia veiculada por revistas inglesas de que o" PIB do Brasil ultrapassou o do Reino Unido ", passando para a sexta posição . Entretanto , o nosso IDH está na 84a posição , atrás do mesmo Reino Unido ( 28a posição) num rancking de 187 países avaliados. Temos 20 milhões na extrema miséria , dez milhões de favelados com menos de US$ 1 por dia e um enorme contingente de analfabetos e excluidos dessa riqueza. Não precisamos falar das péssimas condições de saúde , educação , transporte , lazer , habitação , saneamento básico e atendimento aos aposentados , pensionistas e portadores de deficiência . Não falemos também , de segurança pública.

Essa notícia revela um lado estranho de nosso País. Há um lapso enorme entre a economia e o nosso IDH , o que denuncia uma gigantesca dívida social com a população. O País é rico , mas a nação é pobre e , nem de longe , o povo brasileiro tem a qualidade de vida do povo recém-ultrapassado.

Essa privilegiada posição econômica alcançada pelo País no cenário mundial demonstra que poucos ganham muito , enquanto muitos ganham quase nada. A forte concentração de renda , fruto da corrupção desenfreada , dos conluios entre autoridades dos Poderes Executivo , Legislativo e Judiciário e , da frágil politização de nossa população explica esse abismo entre a RIQUEZA DO PAÍS e a POBREZA DO POVO BRASILEIRO. Na verdade , 90% da riqueza se concentram em 10% da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário