sábado, 17 de dezembro de 2011

Haiti e Comunidades do Rio : o que há de semelhante na ocupação militar ?

Militares brasileiros no Haiti são acusados de agressão


O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou ontem, em evento no Rio, que a missão de paz da ONU no Haiti (Minustah) investiga denúncia de que soldados brasileiros teriam espancado jovens haitianos.

O Brasil comanda a força militar no país caribenho, com 2.186 homens de um efetivo total de 12.552.

O caso foi divulgado pela imprensa local e se baseia no relato da ONG RNDDH (Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos).

A ONG diz ter recebido em 14 de dezembro denúncia de que três haitianos, de 19, 20 e 29 anos, teriam sido "selvagemente agredidos" por oito brasileiros da Minustah na madrugada anterior. Segundo a ONG, os jovens faziam entregas de água em bairros da capital, Porto Príncipe, quando o caminhão que utilizavam para o transporte quebrou, durante a tarde, na favela Cité Soleil. Após tentativas fracassadas de conserto, teriam decidido ficar de guarda durante a noite.

Ainda de acordo com a ONG, às 3h, soldados brasileiros da missão em patrulha abordaram os jovens e os prenderam sem motivo. Os soldados os teriam obrigado a esvaziar os bolsos e teriam pego 4500 gourdes (R$ 210), um telefone celular e as carteiras de identidade dos haitianos.

Os jovens teriam sido conduzidos em seguida a uma escola próxima onde, segundo o relato, foram espancados.

O que acontece no Haiti parece com as ocupações das comunidades por policiais e pelas forças armadas no Rio de Janeiro . No início , vai tudo bem . Mas , com o passar do tempo ,começa a ocorrer o desgaste  natural , as relações entre as comunidades e os "estranhos" , ou seja , os ocupantes armados começam a dar sinais de intolerância e os conflitos surgem . Não há UNIDADE DE PACIFICAÇÃO com armas em punho ! São incompatíveis as palavras PAZ e ARMAS ! Temos que dizer a verdade : há UNIDADE DE OCUPAÇÃO MILITAR . E pronto ! Não se deve ter vergonha de assumir a realidade: OCUPAÇÃO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário