Governo planeja subsidiar barcas para impedir aumento de tarifas.
A questão dos transportes ( assim como a da Educação , a da Saúde , a da Segurança etc ) está muito mal administrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro . Os trens da Supervia atrasam , estão em péssimas condições além de , em muitas vezes , enguiçar e deixar os usuários no meio dos trilhos. O Metrô é um caos. As empresas de ônibus mandam e desmandam ! Os ônibus enguiçam pelas vias...
Como se isso não bastasse , o transporte por meio de barcas tem dado um lição do que é desorganização e desrespeito ao Cidadão . Há uma semana , uma barca , sem manutenção , saiu de Niterói , bateu no Rio e feriu quase cem pessoas. Nenhuma punição ocorreu pelas agências de controle. O Governador não dá nenhum sinal de que pode suspender a concessão dos serviços de transporte que debocham de todos nós.
Agora , por conta dos inúmeros problemas , o governo do Estado conseguiu uma solução para nos enganar e dar uma ajudinha aos empresários do ramo. Vai subsidiar as barcas de passageiros que cruzam a Baía de Guanabara . Vão aumentar as tarifas que , segundo eles , não pesará no bolso do usuário. Na prática, a conta cairá para todos os fluminenses. Para a agência que regula os transportes, a passagem entre Rio e Niterói deverá passar de R$ 2,80 para R$ 4,40.O governo entra com R$ 1,30 e o cidadão, com R$ 3,10.
Mas pasmem : para o Sr Regis Fichtner, secretário da Casa Civil, o subsídio será temporário e ajudará a viabilizar a venda da Barcas S/A para o grupo CCR, que administra a Ponte Rio-Niterói. Segundo ele, a operação atual é deficitária. Trata-se de mais uma concentração de serviços . A Supervia já presta um péssimo serviço de trens e ganhou o controle do teleférico do Alemão. Agora , mais essa inorportuna e escandalosa acumulação de serviços para empresas que estão devendo à população do Rio.
Fichtner diz que, hoje, seria difícil vender a Barcas S/A. “Ninguém quer perder dinheiro”, alega. Com a chegada das barcas a serem compradas pelo governo, o subsídio acabaria. Segundo o secretrário, o aumento de passageiros tornará o sistema lucrativo. Quer dizer : para que terceirizar ? Para que privatizar ? O que o Estado e a População não ganham com isso , já que sempre que os empresários têm má gestão , o governo aplica dinheiro público para socorrê-los ? Não seria melhor o próprio governo gerir o serviço ?
O secretário de Transportes, Julio Lopes, diz ter encontrado no mercado barcas que podem ser alugadas — elas ficariam em circulação até a chegada das que serão adquiridas. As opções de aluguel serão levadas a Sérgio Cabral. Mais gasto público para socorrer os maus gestores do setor privado.
E o Júlio reapareceu depois do acidente do bonde de Santa Tereza ! Pensávamos que havia sido exonerado. Pobre população ! Pobre de nós ! Esses caras não tomam vergonha e abusam da paciência dos cidadãos de bem ! Até quando ? A quem interessa as terceirizações e privatizações nesse Estado ?
A questão dos transportes ( assim como a da Educação , a da Saúde , a da Segurança etc ) está muito mal administrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro . Os trens da Supervia atrasam , estão em péssimas condições além de , em muitas vezes , enguiçar e deixar os usuários no meio dos trilhos. O Metrô é um caos. As empresas de ônibus mandam e desmandam ! Os ônibus enguiçam pelas vias...
Como se isso não bastasse , o transporte por meio de barcas tem dado um lição do que é desorganização e desrespeito ao Cidadão . Há uma semana , uma barca , sem manutenção , saiu de Niterói , bateu no Rio e feriu quase cem pessoas. Nenhuma punição ocorreu pelas agências de controle. O Governador não dá nenhum sinal de que pode suspender a concessão dos serviços de transporte que debocham de todos nós.
Agora , por conta dos inúmeros problemas , o governo do Estado conseguiu uma solução para nos enganar e dar uma ajudinha aos empresários do ramo. Vai subsidiar as barcas de passageiros que cruzam a Baía de Guanabara . Vão aumentar as tarifas que , segundo eles , não pesará no bolso do usuário. Na prática, a conta cairá para todos os fluminenses. Para a agência que regula os transportes, a passagem entre Rio e Niterói deverá passar de R$ 2,80 para R$ 4,40.O governo entra com R$ 1,30 e o cidadão, com R$ 3,10.
Mas pasmem : para o Sr Regis Fichtner, secretário da Casa Civil, o subsídio será temporário e ajudará a viabilizar a venda da Barcas S/A para o grupo CCR, que administra a Ponte Rio-Niterói. Segundo ele, a operação atual é deficitária. Trata-se de mais uma concentração de serviços . A Supervia já presta um péssimo serviço de trens e ganhou o controle do teleférico do Alemão. Agora , mais essa inorportuna e escandalosa acumulação de serviços para empresas que estão devendo à população do Rio.
Fichtner diz que, hoje, seria difícil vender a Barcas S/A. “Ninguém quer perder dinheiro”, alega. Com a chegada das barcas a serem compradas pelo governo, o subsídio acabaria. Segundo o secretrário, o aumento de passageiros tornará o sistema lucrativo. Quer dizer : para que terceirizar ? Para que privatizar ? O que o Estado e a População não ganham com isso , já que sempre que os empresários têm má gestão , o governo aplica dinheiro público para socorrê-los ? Não seria melhor o próprio governo gerir o serviço ?
O secretário de Transportes, Julio Lopes, diz ter encontrado no mercado barcas que podem ser alugadas — elas ficariam em circulação até a chegada das que serão adquiridas. As opções de aluguel serão levadas a Sérgio Cabral. Mais gasto público para socorrer os maus gestores do setor privado.
E o Júlio reapareceu depois do acidente do bonde de Santa Tereza ! Pensávamos que havia sido exonerado. Pobre população ! Pobre de nós ! Esses caras não tomam vergonha e abusam da paciência dos cidadãos de bem ! Até quando ? A quem interessa as terceirizações e privatizações nesse Estado ?
E essa tal de AGETRANSP? Essa tal agência reguladora do Estado só serve para cabide de empregos. É uma Agência Reguladora que não regula bem da cabeça, das pernas e das barcas...
ResponderExcluir