quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Prefeito da Cidade e o Trânsito do Rio.

O Prefeito de uma Cidade com os valores histórico, político , social , cultural e econômico como o Rio de Janeiro não pode ser , apenas , um mero subalterno do Governador do Estado ou do Presidente da República , batendo palmas para tudo o que eles façam .As relações devem ser harmoniosas ,objetivando , com maturidade e espírito público , o interesse coletivo. A causa maior deve ser o bem-estar da população.

Paradoxalmente , esse mesmo Prefeito tão submisso ao Governador , torna-se SUPERIOR e não tem a sensibilidade para ouvir os servidores municipais nem a população carioca como um todo , quando se trata de intervir em questões que afetam o cotidiano. Aí , ele tem a " CANETA FORTE " e se torna um deus.

Sem tocarmos na falta de entrosamento em relação às questões que concernem à educação , à saúde , ao transporte , ao saneamento básico e à segurança pública , elencamos a questão do TRÂNSITO na Cidade.

Tornou-se de uma questão de SAÚDE PÚBLICA , o deslocamento das pessoas de casa para qualquer ponto , seja para trabalhar , para estudar , para o lazer ou à busca de unidades de saúde. O tempo que se leva de um lado para outro aumenta o "stress" , comum nas grandes metrópoles , eleva a quantidade de adrenalina no sangue , causa hipertensão arterial , sobrecarrega órgãos como o coração e tem ação diabetogência . Acrescentem-se a intolerância entre os motoristas e os conflitos entre as diversas pessoas.

As pessoas que circulam por ruas como Edgar Romero e Carolina Machado ( Madureira) ; Cândido Benício , Estrada dos Bandeirantes , Avenida Nelson Cardoso , Estrada dos Três Rios , Edgar Werneck , Retiro dos Artistas , Geremário Dantas e André Rocha , em Jacarepaguá ; Amaro Cavalcanti e Miguel de Oliveira Salazar , entre outras , têm uma dimensão do que é o verdadeiro INFERNO NO TRÂNSITO.

Em lugar de procurar , através de uma assessoria técnica especializada em trânsito , minimizar essa trágica questão , o Prefeito , sem ouvir a sociedade , prefere derrubar o elevado da PERIMETRAL e ampliar os engarrafamentos pela Cidade e fazer um túnel de elevado preço de construção e de manutenção , e com risco de inundação pela proximidade com o mar. Tudo em nome da VAIDADE !

Um comentário:

  1. Professor quero incluir a Barra da Tijuca e O Recreio.É um verdadeiro inferno as Av. das Americas e a Airton Senna.
    Com o BRT o transito vai melhorar?Eu não acredito.

    ResponderExcluir