sábado, 26 de novembro de 2011

PERIMETRAL : VAIDADE , LOUCURA OU INTERESSES OCULTOS ?

O prefeito do Rio quer construir um túnel subterrâneo da Praça XV à Avenida Rodrigues Alves , na Zona Portuária , para sbstituir o Elevado da Perimetral. O novo túnel será o terceiro maior da Cidade , com 1800 metros , perdendo , apenas , para o Rebouças ( 2800 m ) e o da Covanca ( 2187 m ) na Linha Amarela , e terá duas galerias , com três faixas cada . Segundo ele , a obra será concluída em 2015.

O argumento usado pelo Prefeito para justificar a demolição da Perimetral não convence aos usuários. Ele alega que a Cidade tem muita beleza que foi escondida por equívocos arquitetônicos do passado em nome da modernismo . Será que ele está realmente preocupado com a beleza da Cidade ? Ou seriam os megaempresários que " bancaram " a sua campanha em 2008 que precisam de contrapartida e estão de olho nas obras ? A população não tem que ser ouvida ? E se ele resolver mudar de religião , deixar de ser católico , achar que o Cristo Redentor não representa a Cidade , é um monumento feio e o quiser demolir?

O Rio não está sendo fundado pelo atual prefeito . Seus assessores devem lhe avisar sobre isso. Há um enorme contingente de pessoas que dependem da Perimetral e que devem ser consultadas. Afinal , haverá um caos no trânsito local e com reflexos em outros trechos. E não pode ser assim : o Prefeito não gosta , acha feio e derruba . E a opinião dos outros ? Onde estão os vereadores ? Ah , esqueci-me ! Vereadores não têm opinião. Eles recebem poda de árvoes , punhados de asfalto e não podem contrariar o Prefeito.

Pela Perimetral , passam 140 mil veículos todos os dias . Existem cinco faixas de trânsito em cada sentido , somando-se as da Perimetral com as da Rodrigues Alves. Sem o Elevado , restarão três. Será perdida a capacidade de fluxo e vai gerar um estrangulamento imenso.

Será que o Prefeito do Rio não pensa no transtorno para a população que é usuária do elevado ? Em outros países , viadutos servem para desafogar o tráfego . Aqui , querem derrubar o da Perimetral , que foi justamente construído para liberar o trânsito da Rodrigues Alves , que , hoje , já não dá vazão. Quanto se gastará com a demolição , mais a via interna ?

O Prefeito não tem noção da importância do Elevado da Perimetral para quem vive do outro lado da Baia de Guanabara , ou na Zona Norte do Rio e trabalha na Zona Sul  ou mesmo no Centro , próximo à Praça Mauá . Milhares de pessoas passam por ali , diariamente , e na maioria das vezes , fica-se preso em engarrafamentos . Sem o elevado , como ficaremos ? Todos espremidos em um túnel que não comportará nem um terço do movimento do viaduto.

É hora de os poucos vereadores independentes reclamarem ! É hora de a população se movimentar contra essa agressão ! O preço da vaidade , da loucura ou de interessantes inexplicáveis da administração da Prefeitura não pode prevalecer , sem o amplo debate . Que se faça uma consulta popular . Se a maioria for a favor , depois não poderá reclamar . O que não se pode é aceitar uma decisão autoritária e que afeta a vida de tantos milhares de cariocas e fluminenses. Para o destino da Perimetral , CONSULTA POPULAR !   

2 comentários:

  1. MUITO BOM PARABÉNS CONCORDO COM TUDO QUE ESCREVES
    VAMOS MOBILIZAR A OPINIÃO PÚBLICA
    UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Célio.
    A derrubada da Perimetral irá dar um nó no trânsito daquela área.
    Tenho ouvido várias pessoas e ainda não ouvi um sequer que concordasse com isso.

    ResponderExcluir