A declaração do Ministro da Educação de que a falta de professores de Ensino Médio para disciplinas como Física , Química , Biologia e Matemática será solucionada com aulas gravadas e transmitidas por computador é uma confissão de incompetência para o exercício da função que ele ocupa. Imaginar isso já seria tolice ; externar a tolice é quase um crime. Pelo menos , uma agressão aos educadores e aos alunos . Aliás , como dizia o nosso ex-presidente , do altar de sua incomparável e inatingível sabedoria " nunca, antes , na história desse país, se ouviu tanta asneira de governantes e se viu tanta corrupção".
Imaginem se Darcy Ribeiro e Cristóvam Buarque fariam tal pronunciamento ! A que ponto a desmedida irresponsabilidade de autoridades chegou. E elas falam essas bobagens sem cerimônia , naturalmente , como se estivesse ditando cátedra para analfabetos funcionais. Afirmar que o computador é capaz de substituir o papel do professor , especialmente no ensino médio e para aprendizagem das matérias em pauta, chega a ser leviandade. E , partindo de um ministro da educação , a frase se torna mais agressiva, inaceitável e repugnante.
Há momentos em que ficamos otimistas. Acordamos , levantamos da cama e temos a sensação de que, a partir desse novo dia , não ouviremos mais bobagens que nos causem asco ; que não veremos mais coisas que agridam o bom senso. Mas , que nada ! Basta a hora passar para que os " artistas da estupidez " subam aos nefastos altares dos picadeiros e emitam urros rejeitáveis até pelos " perissodáctilos desinformados '.
O que tem que ser feito todo mundo sabe : o governo deve priorizar a educação ; reformar escolas e construir novas unidades ; valorizar o pessoal do magistério existente ; atrair novos profissionias através de salários dignos e cursos de atualização; reduzir a evasão de profissionais do magistério , oferecendo condições dignas de trabalho ; equipar as unidades escolares; promover integração escola-família ; oferecer ao aluno ensino em horário integral e de qualidade de forma universal ; acabar com as terceirizações nas escolas e investir nas universidades de formação de professores entre outras medidas.
O governo tem que devolver a alegria de ensinar aos professores ; tem que resgatar a sua autoestima ; tem que fazer com que eles sorriam novamente. Fazendo isso , as escolas voltarão a ser " VIVAS" e a evasão na carreira magistério será reduzida. E , mais ainda : para nossa satisfação , o Brasil crescerá efetivamente e haverá JUSTIÇA SOCIAL. Os "computadores-professores" do ministro não terão sucesso. Eles , os computadores , serão úteis, apenas como coadjuvantes , mas nunca como verdadeiros atores no processo ensino-aprendizagem , papel exclusivo dos professores-pessoas.
Imaginem se Darcy Ribeiro e Cristóvam Buarque fariam tal pronunciamento ! A que ponto a desmedida irresponsabilidade de autoridades chegou. E elas falam essas bobagens sem cerimônia , naturalmente , como se estivesse ditando cátedra para analfabetos funcionais. Afirmar que o computador é capaz de substituir o papel do professor , especialmente no ensino médio e para aprendizagem das matérias em pauta, chega a ser leviandade. E , partindo de um ministro da educação , a frase se torna mais agressiva, inaceitável e repugnante.
Há momentos em que ficamos otimistas. Acordamos , levantamos da cama e temos a sensação de que, a partir desse novo dia , não ouviremos mais bobagens que nos causem asco ; que não veremos mais coisas que agridam o bom senso. Mas , que nada ! Basta a hora passar para que os " artistas da estupidez " subam aos nefastos altares dos picadeiros e emitam urros rejeitáveis até pelos " perissodáctilos desinformados '.
O que tem que ser feito todo mundo sabe : o governo deve priorizar a educação ; reformar escolas e construir novas unidades ; valorizar o pessoal do magistério existente ; atrair novos profissionias através de salários dignos e cursos de atualização; reduzir a evasão de profissionais do magistério , oferecendo condições dignas de trabalho ; equipar as unidades escolares; promover integração escola-família ; oferecer ao aluno ensino em horário integral e de qualidade de forma universal ; acabar com as terceirizações nas escolas e investir nas universidades de formação de professores entre outras medidas.
O governo tem que devolver a alegria de ensinar aos professores ; tem que resgatar a sua autoestima ; tem que fazer com que eles sorriam novamente. Fazendo isso , as escolas voltarão a ser " VIVAS" e a evasão na carreira magistério será reduzida. E , mais ainda : para nossa satisfação , o Brasil crescerá efetivamente e haverá JUSTIÇA SOCIAL. Os "computadores-professores" do ministro não terão sucesso. Eles , os computadores , serão úteis, apenas como coadjuvantes , mas nunca como verdadeiros atores no processo ensino-aprendizagem , papel exclusivo dos professores-pessoas.