terça-feira, 1 de maio de 2012

Como carioca , lamento mas o Rio de Janeiro virou a vergonha nacional !

Os números dos institutos oficiais de pesquisa mostram que o Rio de Janeiro está em último lugar em saúde e em trânsito , e em penúltimo lugar em educação e em conservação de calçadas .É , também , o primeiro em corrupção , em obras superfaturadas , em dispensas de licitações , em terceirização de serviços como saúde e educação , em explosões de bueiros e em poluição ambiental .É a única das grandes cidades que não tem equipamento cultural em atividade; tem o pior salário para bombeiros e um dos piores para professores.

O Rio , antes cidade maravilhosa , virou motivo de galhofa. A ex-capital administrativa, cultural e política , hoje , é o centro da roubalheira nacional ; das relações promíscuas mais acentuadas e desavergonhadas entre agentes públicos de comando e megaempresários levianos. O Rio chegou a um ponto de crise de valores e de autoridade que colocará policiais armados dentro das unidades escolares. As autoridades desprestigiaram tanto os diretores de escola e os educadores que terão que usar PMs dentro das escolas.

Mas todo esse caos tem explicações : enquanto as pessoas morrem em hospitais e UPAs , por falta de médicos , de enfermeiros , de maca , de leito , de ambulância , de algodão , de gaze e até de esparadrapo ; enquanto as pessoas suportam os atrasos , as superlotações e os enguiços dos trens da SuperVia , chegando com atraso em seu trabalho ou de volta ao lar ; enquanto as pessoas padecem nas barcas e no metrô ; enquanto outras morrem nos bondinhos de Santa Tereza , eles fazem orgias com dinheiro público e dancinhas na " boquinha da garrafa" em Paris...

Enquanto as nossas lagoas , os nossos rios e as nossas praias estão , cada vez mais , poluidas ; enquanto os trabalhadores sofrem com o trânsito estressante ; enquanto os professores e diretores de escola sofrem com baixos salários e falta de segurança , a ponto de serem espancados nas unidades ; enquanto os nossos bombeiros são prejudicados ; enquanto pessoas morrem por falta de fiscalização em obras e prédios que desabam ou em explosões de bares e churrascarias com alvarás vencidos e ligações de gás clandestinas ; enquanto os pedalinhos da Lagoa afundam , matando gente , eles se embebedam em Paris...

Enquanto os servidores públicos estaduais e municipais , os aposentados e pensionistas têm seus direitos subtraídos ; enquanto os vereadores não frequentam a Câmara Municipal e , em conluio com o prefeito , criam a taxa de iluminação pública e terceirizam a educação e a saúde por meio das malditas OSs; enquanto as comunidades carentes são invadidas , sem planejamento, por caveirões , para operações visando à repressão do tráfico , em lugar de se evitar que drogas e armas cheguem a esses locais, eles usufruem das orgias consumistas em hotéis em Paris ;

Eles debocham da apatia e da ingenuidade da população do Rio . Sabem que , através da propaganda televisiva , será fácil enganar pegando duas ou três UPPs , duas ou três clínicas da família , duas ou três UPAs  que funcionam, colocar na TV , com depoimentos de pessoas "pagas" e covencer o eleitorado . Enquanto isso , podem rebolar na Europa , pois o povo já " dançou". Mas , nós podemos , em outubro , interromper essa " dança na Boquinha da Garrafa". Podemos lhes dar uma lição .

Enquanto eles enganam o povo , afirmando que a economia do que sobra do bilhete único dá para alguém se casar  e alimentam a esperança de que a transcarioca e a transoeste resolverão a questão do nosso trânsito ( obras que estão muito longe de ficarem prontas e cujos trechos são inaugurados levianamente) , nós estamos dançando na corda bamba , em razão de suas safadezas .Só as empresas de ônibus e as da construção ganharão efetivamente com o sistema a ser imposto.E , certamente , as campanhas eleitorais receberão recursos elevados entre troca dessas generosidades oficiais.

Enquanto tudo isso ocorre , eles nos enganam destruindo o nosso querido Maracanã , o estádio do povão , gastando mais de 1 bilhão de reais até agora e  , na verdade , estão transformando o que era da nossa população um "palco para as eleites". E ainda querem derrubar a perimetral. Que loucura !

Hoje , eles dançam a "boquinha na garrafa" e se embebedam em Paris; em outubro , eles podem "dançar" no Rio. É só os eleitores não se deixarem enganar com as propagandas na TV , com a massificante campanha eleitoral e usar , de forma cidadã , o seu precioso voto . Vale a pena escolher bem !