terça-feira, 1 de maio de 2012

Calçada carioca é a segunda pior do Brasil.



Rio tirou nota 4,5 em estudo que avaliou conservação de passeios públicos. Entre todas as regiões inspecionadas no País, Central do Brasil é a 5ª mais perigosa ( O Dia )

Cuidado onde pisa! É o conselho para cariocas do portal Mobilize Brasil. Pesquisa do site especializado em mobilidade urbana constatou que o Rio é o 2º pior município do Brasil em conservação das calçadas, após avaliação de 12 capitais. Buracos, desníveis e ambulantes são alguns dos obstáculos que valeram à Cidade Maravilhosa nota vermelha: em escala de 0 a 10, tirou 4,5.

            Estudo constatou sufoco na Central: calçadas lotadas de camelôs e malconservadas

A avaliação do Mobilize Brasil usou critérios como irregularidade no calçamento que dificulte ou impeça o trânsito de pessoas, degraus e elevações, largura, rampas para deficientes, iluminação e paisagismo. Em cada quesito, técnicos deram notas de zero a dez.

A Central do Brasil foi a pior região, seguida pela Rodoviária Novo Rio, arredores do Aeroporto Santos Dumont, Copacabana e Botafogo. Das 102 calçadas pesquisadas no País inteiro, a Central amargou o 5º lugar entre as piores: levou média 1,5, superando um redondo zero nos quesitos rampas e obstáculos. Para quem passa por ali, a estatística comprova o sufoco diário: “É um campo minado.

                                              Lia teme cair de novo nos buracos da rodoviária

Temos que ficar o tempo todo olhando para o chão. Sem falar quando os camelô s impedem de passar pela calçada”, reclamou a estudante Larissa Lemos, 19. Para a deficiente visual Dalila Serpa, 22, o desafio é ainda maior. “Evito passar por esse lugar. A gente esbarra em camelô por todo lado. Sempre tropeço. Deixam buracos no meio do caminho e querem que a gente se vire”, desabafou.

Onde está a Prefeitura , sempre ausente ?