segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PUNIÇÃO ÀS TORCIDAS ORGANIZADAS OU AOS CLUBES DE FUTEBOL?

Não há como punir as torcidas sem punir os clubes. Muitos dirigentes dos clubes grandes, por interesse em se manter no Poder dentro de seus clubes ou por medo e fragilidade, "paparicam" maus torcedores, dando-lhes entradas grátis que, muitas vezes são revendidas. 

As tais torcidas que só se organizam para fazer baderna, antes, durante e depois dos jogos, se acham no direito até de importunar jogadores e técnicos, durante os treinos. A Mídia acha graça disso. É, portanto, conivente. E eu me pergunto: como pode uma pessoa acompanhar seu time em outros Estados e até fora do País , em um dia de semana em que a população trabalha? 

Pelo perfil dos que vemos pela TV, esses torcedores não tem recursos financeiros para viagens toda semana e para compra de sinalizadores e de outros materiais. Quem os abastece? Como sustentam seus familiares e a si mesmos? É claro que são os dirigentes dos clubes. Ao longo dos anos, temos visto a ousadia dos torcedores em promover arruaças até pela Internet, sem uma atitude mais enérgica das autoridades de Segurança Pública.

O número de mortes e de prejuízos ao patrimônio aumenta. Como explicar aquela tal " Avalanche" dos gremistas? E, agora, o homicídio ( mais um ) provocado pelos corintianos na Bolívia? E amanhã, qual será o tipo de desgraça? Dizer que é fatalidade é de causar risos. Fatalidade é um acidente provocado por chuvas intensas, raios e outros sinistros imprevistos ou pouco previsíveis. Mas sinalizador de Marinha matando uma criança em estádio de futebol? 

A punição ao Clube foi branda! Esse caso deveria servir para um basta, punindo o Clube com saída do certame. Só assim os dirigentes tomarão vergonha na cara. Isso vale para todos os clubes de grandes torcidas no Brasil. 

A gente não se importa com isso até que um parente ou um grande amigo morra pelas atitudes criminosas desses malfeitores. Isso não é torcedor; é homicida, pois prepara armas para atingir pessoas inocentes que procuram os estádios de futebol para se divertir.

Tenho minhas desconfianças se, para abrandar a situação dos que estão presos na Bolívia, estão inventando um culpado "menor de idade". Se isso for, o crime será maior.