sábado, 16 de março de 2013

Por que os estádios de futebol no Rio de Janeiro estão vazios?

Nos últimos dias, os comentaristas esportivos e a direção da Federação de Futebol do Rio começaram a procurar as razões dos esvaziamentos dos estádios no clássicos cariocas que são os melhores do Brasil há quase 100 anos. Por que, nas décadas de 60, 70 e 80, o público pagante, nos clássicos, era sempre superior a 100 mil torcedores e, hoje, quando dizem que o poder aquisitivo da população é maior, os estádios ficam vazios ? Já falamos sobre isso em nossos artigos, mas vamos rememorar. Tudo bem !

Ao longo dos anos, os clubes foram transferindo as suas responsabilidades para a televisão , ou seja para a Rede Globo, com seu canal aberto e seus inúmeros fechados. Isso virou uma mina de ouro para a TV e vem atendendo à incompetência e irresponsabilidade de gestão dos grandes clubes. Nas décadas dos estádios cheios, os jogos não eram televisionados. No máximo, havia uma apresentação, por volta das 22 horas, em reprise, dos principais clássicos. Por isso o torcedor ia aos estádios. 

Na verdade, a Rede Globo não é a culpada de os clubes ficarem reféns dela, por serem deficitários em razão de furtos e do enriquecimento ilícito de alguns de seus dirigentes e pela relação promíscua com empresários do ramo de futebol com esses mesmos dirigentes, dilapidando o patrimônio das agremiações de futebol profissional. Aí, temos que ser justos: a Globo faz porque os clubes deixam; são dominados.

A TV, dona dos jogos, determina os dias e os horários absurdos como 22 horas, às quartas e, às 18:30 aos sábados e domingos. Qual torcedor-trabalhador pode ir a um jogo às 22 horas de um dia de semana?

O Poder público ( Prefeitura ) aproveitou para entrar nesse absurdo em parceria para afastar o torcedor do estádio. Como ? Impedindo estacionamento dos carros dos torcedores; colocando agentes da CET RIO para, de forma truculenta, multar carros e impedir o trânsito normal. Foi uma forma para que o torcedor desanimasse de ir aos estádios. Será que não foi combinado entre a Emissora e o Poder Público?

Mas a Poder Público e a Federação não pararam aí ! Entrou com o tal choque de ordem, impedindo a venda de cerveja nos estádios e fora deles. Perseguiu ambulantes, de forma descabida, enquanto os cambistas deitavam e rolavam sob olhares complacentes de agente públicos. Qual torcedor quer esses aborrecimentos num dia de lazer? Será que ele levará a sua família aos estádios diante desse quadro?

Com jogos em horários malucos; com proibição descabida dos malditos choques de ordem; com a perseguição ao consumo de cerveja e do uso de carro para ir aos estádios; com ônibus, trens, metrô com serviços de baixo nível, que torcedor vai levar sua família a um estádio? Não é melhor fazer seu churrasco em casa ou no condomínio ou ver o jogo, tomando uma cerva no bar com os amigos? Sim! Claro que sim!

Esse " esquema " foi urdido entre a Emissora de TV e o Poder Público para afastar o torcedor dos estádios, para aumentar o número de compradores de jogos por canal fechado. Ganha a Emissora com os patrocinadores; ganha o Poder Público a simpatia da Rede Globo para " esconder" suas sandices e inflar seus feitos; perdem os clubes o calor do torcedor. E os estádios ficam às moscas com tem ocorrido !