sexta-feira, 15 de março de 2013

Não há diferença entre PT e os demais partidos políticos brasileiros.

Nos últimos dias, vem circulando, na Internet, a frase " PT:Somos o maior partido de esquerda do Brasil ". Isso não expressa a verdade! O PT é " filhote da ditadura militar " ( como dizia  Brizola ). Foi criado com o apoio do General Golbery do Couto e Silva, um dos maiores articuladores da época do regime autoritário que vivemos a partir de 1964. Então, o PT tem DNA de Direita.

Golbery fomentou Lula e o PT para evitar que as lideranças progressistas que estavam retornando ao Brasil, como Brizola, Waldir Pires e Miguel Arraes se unissem e arregimentassem as forças populares para promover as grandes reformas que o País reclamava. O próprio Lula já declarou não ser de Esquerda.

O PT, para chegar ao Poder, foi contra Sarney, Collor e FHC, governantes declaradamente liberais, que defenderam o Estado mínimo. Foram conservadores e praticaram o que se chama de política de Direita. Quando o PT assumiu o Governo Federal, fez tudo o que atacou, durante anos, e até aprofundou a política neoliberal iniciada por seus antecessores. Brizola dizia que " O PT é a UDN de macacão e tamancos". E, hoje, vemos que ele tinha razão.

Mas, para chegar ao Poder e nele se manter, o PT se aliou, sem cerimônia, a algumas "estrelas" da Direita Brasileira, como Antônio Carlos Magalhães, Sarney e , recentemente, Paulo Maluf. Todos os que ele havia combatido, quando era Oposição ( ? ).

Com o PT, os banqueiros e os megaempresários estão ganhando muito dinheiro. Aliás, nunca enriqueceram tanto. Nunca, antes, na história desse País, eles se beneficiaram tanto. Com o PT, o clientelismo, típico de políticos fisiológicos, conservadores e de Direita, se aprofundou no Brasil inteiro, especialmente, no Nordeste e nas outras áreas carentes do País afora.

O PT dá a riqueza para os ricos e a esmola para os pobres. Isso não é comportamento progressista, típico dos partidos de Esquerda. Isso denota a atuação conservadora do PT, que é de Direita. Para quem não vislumbra procedimentos de Direita e de Esquerda na Política precisa saber que isto existe e está vivo nos partidos pelo Mundo inteiro. Pode estar mitigado aqui ou ali, mas essa dualidade ainda está vigente.

Se há algum partido no Brasil que ainda congrega, na maioria dos seus membros, gente de Esquerda, não é o PT. Poderia ser o PSOL, o PCO e o PSTU. Os demais funcionam como agregados usados nas eleições. E pioram sua identidade quando se unem em coligações sem eira nem beira. Há cidades em que o PT se une ao PSDB. Como explicar isso? Só a falta de ideologia pode justificar tal comportamento.

Os políticos e os partidos têm que começar a mudar a situação atual e mostrar sua ideologia, além de ter práticas compatíveis com ela, estando no Poder ou fora dele. Se isso não ocorrer,a crise política no seio do eleitorado tende a se aprofundar.