quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prefeito vai derrubar autódromo de Jacarepaguá e promover desmatamento em área de Mata Atlântica. E a Rio + 20 ?


                     Fim do Autódromo do Rio de Janeiro está mais próximo .


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, eliminou o último entrave jurídico para o fechamento e derrubada do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, ao assinar um decreto que permite o uso da área para fins comerciais. Antes dessa medida , o terreno de um milhão e duzentos mil metros quadrados só poderia ser utilizado para abrigar um circuito.  No decreto n 35.551, publicado na última sexta-feira no Diário Oficial, a prefeitura do Rio promove, juridicamente, a desafetação do autódromo. Isso significa que, a partir desse momento, o terreno do Nelson Piquet pode ser usado para , por exemplo , empreendimentos imobiliários. Isso pode ser feito por Decreto ou deveria ser por meio de LEI ?

Virou moda no Rio de Janeiro : derruba-se o antigo e os megaempresários da construção ganham muito construindo ou reconstruindo equipamentos públicos . Assim foi com o Maracanã , ou seja , acabaram com o estádio popular e estão gastando mais de um bilhão de reais para reduzir a sua capacidade de torcedores e elitizá-lo. Os torcedores das classes menos favorecidas não poderão frequentá-lo.

Agora , repetem a tática de favorecimento das deltas da vida , querendo derrubar o autódromo de Jacarepaguá e a Perimetral . A estratégia sempre beneficia os "cavendishes " , os " eikes" e gente do tipo. É a "era neoademarista do rouba , mas faz" em vigor. E o estranho é que nenhum vereador se posiciona contrariamente a essas malandragens do prefeito e do governador do Rio. Estariam cooptados ? E as lideranças de Jacarepaguá e Barra? Estão também  de rabo preso e não podem se manifestar contra isso?

Ninguém é contra um equipamento em Deodoro , mas derrubar o que já existe para favorecer aos amiguinhos do poder , em prejuízo dos bairros citados é uma leviandade a ser questionada. AO DERRUBAR O AUTÓDROMO NELSON PIQUET , O PREFEITO DO RIO PREJUDICA JACAREPAGUÁ E BARRA , FAVORECE OS SEUS AMIGOS DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E ESTIMULA O DESMATAMENTO DE ÁREA DE MATA ATLÂNTICA.


O Ministério Público estadual encaminhou uma recomendação ao Instituto Estadual do Ambiente ( Inea ) , pedindo a anulação da licença prévia que o órgão concedeu para o projeto do novo autódromo , em Deodoro. O MP afirma que as obras representam riscos à área de Mata Atlântica do Morro do Camboatá em estágio de regeneração , onde o empreendimento seria constrído.

VEJAM A CONTRADIÇÃO : A prefeitura , durante a RIO + 20 , disse que está em acordo com as metas de sustentabilidade. O prefeito fez farra com o evento ; apareceu e até posou de ambientalista. Ao mesmo tempo , quer derrubar o autódromo já existente em Jacarepaguá-Barra , para beneficiar a especulação imobiliária e derrubar parte da Mata Atlântica. Como entender essa atitude ambigua do prefeito ? A população deve reagir. Se já existe um autódromo , não seria mais lícito adaptá-lo , em lugar de derrubá-lo e promover desmatamento em outra área da cidade ?  ACORDA JACAREPAGUÁ !