quinta-feira, 28 de junho de 2012

Educadores em greve fazem protesto no Centro do Rio.

Professores, estudantes e técnicos da rede federal de ensino fazem uma manifestação no Centro do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (28). De acordo com a Associação Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj), as principais reivindicações são por melhores condições de trabalho, plano de carreira e aumento salarial. A categoria cobra que pelo menos 10% do PIB seja destinado à educação pública.

Os manifestantes querem também mostrar à sociedade que o governo destina apenas 3,1% para um setor fundamental para o desenvolvimento nacional, enquanto aporta 47,9% de verbas para o pagamento de juros e dívidas aos bancos. O protesto aponta ainda que, segundo o Relatório de Gestão Fiscal do Poder de 2011, o governo dispunha de R$ 464.278 bilhões em caixa, verbas livres de qualquer empenho.


                         Educadores fazem protesto no Centro do Rio cobrando melhores salários .

Caso os docentes do nível superior, ativos e inativos, fossem atendidos em suas reivindicações, segundo a categoria o impacto seria de aproximadamente R$ 7 bilhões, o que equivale a 1,5% da disponibilidade de caixa anual do Tesouro Nacional.

No Rio de Janeiro, o protesto teve início às 14 horas. A concentração acontece na Candelária e parte rumo ao Banco Central, situado na Avenida Presidente Vargas.

Participam do protesto professores e alunos das universidades federais do Rio e também do colégio Pedro II. Os professores da instituições federais estão em greve há mais de um mês.