quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Será que " ELES " querem privatizar (ou terceirizar ) a POLÍCIA e o CORPO DE BOMBEIROS ?

Existem várias explicações para que os governos eleitos pelo Povo para administrar e fomentar as políticas públicas tenham avidez de entregar os serviços que são da sua competência para a iniciativa privada. Uma delas é o inequívoco horror que alguns têm pelos servidores públicos. Por sua incompetência ou por arrogância , não costumam exercitar o diálogo , o que lhes dificulta conviver com aqueles que conhecem a máquina administrativa e podem sugerir métodos e práticas que , graças à sua experiência, podem melhorar o atendimento ao público usuário.

Uma segunda razão é o interesse em estabelecer contratos recheados de artifícios em que alguns ganham muito dinheiro. Práticas verdadeiramente delituosas permeiam essas transações , envolvendo corrupção , enriquecimento ilícito e sangramento dos cofres públicos. É notório que a " engenharia do mal" conta com técnicos sobejamente capazes de não deixar rastros, burlando órgãos de fiscalização e controle ou até mesmo , em alguns casos , envolvendo-os na artimanha.O interesse em agradar aos megaempresários não fica apenas no aumento da conta bancária. Passa também pelos financiamentos de campanhas eleitorais. Por que tanta obra de uma só vez ? Por que tantas OSs nos serviços públicos  ? Por que tanta renúncia fiscal ? Por que tantos superfaturamentos denunciados ? Por que tantos subsídios ? Até a implosão do terminal rodoviário da Pavuna nos cheira mal. Vamos acompanhar o desdobramento disso.


Para que a população , a parcela da Sociedade mais interessada e mais iludida nesses procedimentos , não se volte contra as terceirizações e privatizações , as autoridades usam de vários expedientes. O mais exitoso é o de deixar que o serviço público que se pretende entregar ao setor privado , se esgote ,desmoralize-se, caia na antipatia e na revolta dos que dele se utilizam. Com a indignação das pessoas pelos maus serviços prestados pelo Governo, fica fácil argumentar pelo objetivo que almejam alcançar. Eles dão , a partir daí , o " tiro " certeiro , pois a presa está frágil e pronta para ser abatida.

Os métodos são simples: não pagam salários dignos nem fornecem os equipamentos e materiais para que os servidores públicos possam desempenhar seu papel ; sucateiam o que for possível ; não reformam prédios nem as instalações públicas ; não realizam concursos públicos para repor o efetivo de pessoal ; não atendem às reivindicações das classes ; associam-se à parte da Mídia para veicular as péssimas condições de atendimento ao povo , mas nunca lhes atribuindo a responsabilidade ; sufocam greves com aparato militar ou com discursos demagógicos de que a população está sofrendo por causa das paralisações de  servidores. Desmotivados e sem alento , alguns servidores , inconscientemente , acabam por sucumbir , fazendo o jogo das " águias do poder" , predadoras das coisas públicas..

Com o apoio do Poder Legislativo , a artimanha se concretiza. Se os deputados e vereadores fossem independentes em relação ao Executivo , isso não ocorreria tão facilmente. Para ter uma poda de árvore , um ponto de luz ou um tapa-buraco , objetivando amealhar votos dos eleitores , os parlamentares fisiológicos e sem compromisso se " entregam " de corpo e alma ao Prefeito ou ao Governador , perdendo sua identidade e colocando em si uma máscara desavergonhada. Ficam reféns do Governador ou do Prefeito que tudo fazem impunemente , mesmo que , e  quase sempre , contra os interresses dos cidadãos que os elegeram.

No Rio , Governador e Prefeito estão usando esse estratagema . Deixaram a Educação e a  Saúde chegarem ao fundo do poço e , agora , começaram a terceirizar. Antes deles , alguns também assim procederam : o Banerj e a Conerj são exemplos. Também a light , a SuperVia e as empresas de ônibus ( Já houve ônibus público no Rio ) não tiveram destino diferente. O procedimento foi sempre o de se desmoralizar o público para se entregar ao privado. Mas os serviços não melhoram !

Temos receio de que a mesma história se faça presente em relação às polícias e ao Corpo de Bombeiros. Se alguém contestar , alegando que a lei não permite , é melhor não apostar. Eles mudam a Lei quando querem , pois o Legislativo , como já dissemos , está de " rabo preso".E o Judiciário, ó...Tomara que nossas previsões não passem de previsões..Já ouvimos falar que um empresário que está em moda deu dinheiro do seu bolso para as UPPs e para as UPAs. Daí para frrente ....