Segundo as investigações, os policiais receberiam propina para facilitar a venda de entorpecentes na comunidade. Ainda segundo as investigações, o capitão Piedade recebia R$ 15 mil por semana de Peixe.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Capitão Piedade foi preso pela PF | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
"Temos provas cabais e irrefutáveis de que o comandante recebia propina do tráfico. Não estamos investigando desvio de conduta policial, mas sim tráfico de drogas", disse o delegado João Luís Caetano de Araújo, da PF.

O soldado preso nesta quinta-feira é Alexandre Duarte de Oliveira. De acordo com a polícia, ele estava lotado atualmente na UPP da Fallet, mas na época das investigações pertencia à unidade do São Carlos. A PF afirma que os esquemas de propinas do comandante e do soldado eram distintos. Alexandre era ligado ao traficante Iranildo Domingos e o pagamento era feito a ele em dinheiro ou drogas.

Segundo o subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança, Fábio Galvão, os dois policiais serão submetidos a conselho e a tendência é que sejam expulsos da corporação. No caso do capitão, a previsão é de que o caso leve até dois meses. No caso do soldado, a expulsão pode acontecer entre 15 dias e um mês.

Os federais ainda tentam cumprir mais oito mandados de prisão. Na mesma operação, os irmãos Douglas e Alex Moura Matos, de 25 e 26 anos, moradores do São Carlos, no Estácio, foram presos em casa na manhã desta quinta, em Bangu, na Zona Oeste.

A operação começou nesta quarta com a invasão da PF no Morro dos Dezoito, em Água Santa, na Zona Norte. Foram apreendidos 330 quilos de maconha, 107 frascos de lança-perfume e carregadores e munição para fuzil. Traficantes que atuavam no São Carlos e Rocinha tentavam se esconder na favela.

Policiais do 14º BPM (Bangu), com mandados de prisões, conseguiram encontrar os acusados em uma casa da Rua Projetada B, número 36. Com a dupla foram encontradas uma pistola calibre 380 com numeração raspada e dinheiro. Os soldados da PM levaram os presos para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Governador Sergio Cabral participou de inauguração da UPP do São Carlos, em maio de 2011 | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
A Unidade de Polícia Pacificadora do São Carlos foi inaugurada em maio de 2011. Ela foi a décima sétima a ser implantada no município e conta com uma unidade no Morro Prazeres, que atende o Escondidinho, e outra no Morro da Coroa, que engloba Fallet e Fogueteiro. A nova UPP conta com cerca de 250 policiais.

Em setembro de 2011, O DIA noticiou com exclusividade uma esquema de "mensalão" na UPP da Coroa, Fallet e Fogueteiro, no Catumbi, que resultou no afastamento do comandante e do subcomandante da unidade de pacificação, respectivamente o capitão Elton Costa e o tenente Rafael Medeiros. Os dois estão entre os 30 agentes da unidade investigados no esquema de corrupção em que propinas fixas vinham sendo pagas regularmente pelos traficantes aos policiais. ( O Dia )