quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMO REDUZIR O BULLYING ?

Em geral , os animais competem com outros da mesma espécie ou até mesmo de espécie diferente para conquistar espaço , alimento ou parceiros sexuais (quando da mesma espécie ).O homem , como animal , não está fora desse contexto e apresenta , por natureza , graus de agressividade , com a vantagem de ter inteligência superior aos demais e , consequentemente , discernimento , raciocínio e engenhosidade. Essas características podem servir para o BEM ou para o MAL.


Embora saibamos que toda regra tem exceção , é de se reconhecer que as crianças e os adolescentes mostram essa tendência. Quando criados em núcleo familiar bem harmonizado , onde os valores éticos , morais , religiosos e culturais são transmitidos pelos seus ancestrais , os jovens apresentam menos agressividade e maior grau de afinidade com os membros do grupo social e têm uma certa sensação de pertencimento à Sociedade. Quando as experiências de vida são embasadas em exemplos positivos de solidariedade e fraternidade , há redução significativa desses impulsos. Na idade adulta e na velhice , a tendência à competição e à luta se reduz e não gera conflitos.Há uma moderação nas atitudes pelo longo processo de convivência e de relacionamento. As demonstrações de agressividade humana podem ser vistas a todo monento no trânsito e nos estádios de futebol por exemplo.

É por essa razão que FAMÍLIA , RELIGIÃO ( de qualquer credo ) , ESCOLA E MÍDIA devem ter o compromisso de fomentar os bons costumes para acelerar o processo de "maturação comportamental" . Se o NÚCLEO FAMILIAR está dilacerado ; se a IGREJA não está concectada com as crianças e com os jovens para atrai-los ; se a ESCOLA não está equipada para ser um local de convívio prazeroso de aprendizagem e de troca de experiências ; se a MÍDIA prioriza a programação que divulga e atinge as crianças com exploração dos eventos envolvendo a criminalidade em horário nobre , enaltecendo deliquentes, criando verdadeiros "gênios do crime" e vulgarizando as ações policiais , além de se utilizar de telenovelas que ressaltam valores negativos como TRAIÇÃO , CIiÚME , INVEJA , ÓDIO e vilões que passam a maior parte do tempo "se dando bem", para usar a linguagem popular , não há como se esperar que ocorra coisa diferente a não ser exacerbar o instinto naturalemnte agressivo do ser humano.

Os " freios " são representados pelo respeito ao próximo advindos de lições familiares baseadas na Lei de Deus e na Lei dos Homens. O medo da punição divina e da pena imposta pelas leis humanas são fundamentais para a PAZ SOCIAL . São as "palmadas" que a PALAVRA provoca.

O modelo econômico gera diferenças sociais gritantes que alimentam os conflitos ; a "cultura  do consumismo" incentiva a vontade de se ter o que o outro tem custe o que custar , haja o que houver. Desintegra-se o grupo social. Cortam-se os liames entre os indivíduos. A teia social se desmonta. Não será a colocação pura e simples de inspetores, guardas municipais ou policiais nas escolas que inibirá o BULLYING. A repressão não sanará esse problema. Essas práticas são antigas só que ocorriam com menos agressividade , em menor número e com outro nome , porque a FAMÍLIA era mais atuante. Se há outra característica que o homem tem (salvo as exceções) é a de fazer o que lhe proibem se não houver a  devida conscientização. E , nas crianças e nos jovens , isso é marcante. Os alunos precisam é de ORIENTAÇÃO FAMILIAR . É preciso , pois , um GRANDE PACTO entre as instituições citadas para o resgate da EDUCAÇÃO PLENA fundada no CULTO AOS VALORES FRATERNOS ENTRE OS HOMENS. Aí sim, as manifestações de agressividade serão reduzidas.

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