sábado, 28 de abril de 2012

Rio tem o pior trânsito do Brasil.


Duas horas. Tempo suficiente para assistir a um filme, frequentar um curso, arrumar a casa. Mas, segundo dados do Censo 2010 divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses preciosos 120 minutos são jogados fora, diariamente, pelas janelas de vans, trens, ônibus, carros e metrôs que conduzem milhões de trabalhadores do Rio de Janeiro.

O Rio é o estado onde as pessoas mais demoram para chegar ao trabalho. A pesquisa mostra que 23,1% dos trabalhadores fluminenses levam mais de uma hora no trajeto entre a casa e o emprego.

O dado é novo, mas não surpreende Ilda Barros, de 62 anos. Ela mora em Nova Iguaçu, na Baixada, e cuida de um idoso na Zona Sul do Rio. São duas e meia no trânsito, todos os dias.

— Preciso acordar às três ou quatro da manhã para chegar a tempo no emprego, às 7h — resume, num misto de cansaço e irritação.

Japeri, na Baixada, está no topo do ranking das cidades brasileiras onde, proporcio$, os trabalhadores gastam mais tempo de viagem. Lá, os moradores gastam, em média, duas horas para ir da residência ao trabalho.