quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fraude sem querer? Aconteceu em escola no Rio de Janeiro .




Diretora aplica prova do Saerjinho um dia antes do previsto em colégio estadual de Coelho Neto


                                              Alunos durante a prova do Saerjinho

As provas do Saerjinho, sistema de avaliação bimestral da Secretaria estadual de Educação, que serão aplicadas hoje e amanhã nas escolas estaduais, chegaram às mãos de alguns estudantes antes da hora marcada.

A denúncia foi feita ao Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), por professores do Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, em Coelho Neto, onde a aplicação da avaliação teria sido iniciada equivocadamente, ontem, em várias turmas.

— Alguns alunos começaram até a fazer as provas — relata Jorge Cesar Gomes Maia, Diretor da Regional 2 do Sepe, que engloba a área de Coelho Neto.

A Secretaria de Educação admitiu a falha, mas alegou que os exames foram distribuídos em apenas uma turma do colégio, sendo retirados logo em seguida pelo diretor geral da unidade, que percebeu o equívoco. "As provas foram recolhidas a tempo", informou a nota da secretaria, que acrescentou ainda que a falha foi cometida pela diretora adjunta da escola, numa tentativa de "agilizar o processo".

A avaliação à qual os alunos serão submetidos, hoje, não sofreu nenhuma modificação. O Sepe discorda da medida e alega que houve quebra de sigilo. Para a secretaria, não houve prejuízo aos alunos e as provas serão aplicadas normalmente, como estava previsto.

Hoje, representantes dos sindicatos irão até o Colégio Marechal João Baptista de Mattos para ouvir alunos e professores. O Sepe cogita pedir a anulação da avaliação. O Saerjinho tem como objetivo identificar as deficiências no aprendizado dos alunos da rede. Neste ano, serão aplicadas provas de língua portuguesa, matemática, ciência, química, física e biologia. ( Extra )