quarta-feira, 18 de abril de 2012

BRS na Presidente Vargas causou um inferno no trânsito.


Ônibus fazem até fila tripla e ignoram faixas seletivas no primeiro dia do BRS nas pistas laterais da Presidente Vargas.

Confusão com a distância dos pontos e falta de informação aos passageiros marcaram o primeiro dia de funcionamento do sistema de corredores exclusivos para ônibus nas pistas laterais da Avenida Presidente Vargas, no Centro. Não bastasse, a segunda fase do projeto na avenida — que já funciona com o sistema de faixas seletivas desde o dia 6 de março nas pistas centrais — teve novos problemas. Embora as faixas disponibilizadas para os coletivos sejam apenas duas, os veículos paravam — quando isso acontecia — em fila tripla para poder embarcar mais passageiros.

Adilson dos Santos já estava há mais de meia hora em um ponto, próximo à Central do Brasil, quando conseguiu avistar seu ônibus. O vendedor chegou a fazer sinal e correr atrás do veículo, que passou direto pelo ponto de ônibus.
— Os motoristas já tinham esse hábito de passar direto, mas, agora, com esse sistema novo, é que eles não param mais no ponto mesmo — reclamou Adilson.

Maria Elaine passou pelo mesmo problema. Esperando ônibus para São Gonçalo, a aposentada de 60 anos até conseguiu chegar ao ponto certo, mas precisou se arriscar entre os carros para tentar embarcar, sem conseguir.

— Acabei de descobrir que mudou o ponto do meu ônibus — disse Maria, inconformada, acrescentando: — Agora para conseguir entrar tenho que ficar correndo no meio da rua. Isso é um problema grande para os cadeirantes e para nós que somos idosos.

A distância entre os pontos antigos e os novos ainda é uma das principais reclamações entre os usuários. Os idosos são os mais afetados.

— Agora isso aqui está uma correria, uma confusão. Tenho 66 anos e preciso ficar andando para esse ponto novo que é muito mais longe — afirmou Zélia de Lima.

Segundo a Secretaria municipal de Transportes, os ônibus que não respeitarem as regras serão multados em R$ 85,13. Já para os veículos que invadirem a pista seletiva, a penalidade é de R$ 53,20.

Maria Elaine do Nascimento segura um folheto com a nova localização dos pontos de ônibus do BRS Foto: Nina Lima

Para passageiros, poucos agentes nas ruas.

Mesmo com a experiência de implantação há 40 dias do sistema de faixas exclusivas para ônibus nas pistas centrais da Presidente Vargas, passageiros ainda sofrem com a desordem nas paradas dos ônibus e, principalmente, com a falta de informações sobre os novos pontos no corredor do Centro.

E as reclamações continuaram mesmo com o planejamento da Secretaria municipal de Transportes, que disponibilizou orientadores e agentes de trânsito, além dos 80 operadores da CET-Rio. No trecho próximo à Central do Brasil, com grande movimentação de passageiros, apenas um agente foi encontrado durante a tarde. E, mesmo assim, passou despercebido por muitas usuários, que não sabiam como buscar informações sobre o novo BRS.

— Só soube que mudou quando vi meu ônibus passando direto. Além de trabalhar em pé o dia todo, tenho que correr atrás de novo ponto — disse Margarida Maria Braz, doméstica.

Gabriela Costa descobriu o novo ponto da mesma forma e ainda teve que ajudar outras pessoas que precisavam de orientação.— Fiquei ajudando pessoas que estavam tão perdidas quanto eu. Nossa referência era um carrinho de pipoca — afirmou Gabriela. ( Extra)