quarta-feira, 14 de março de 2012

Opiniões dos cidadãos do Rio 2.

As pessoas que trabalham , estudam ou , por qualquer motivo , têm que se deslocar na cidade do Rio , não suportam o caos no trânsito , as multas abusivas e os reboques que se transformaram em fonte de arrecadação , em lugar de prevenir , de educar. Pessoas completamente despreparadas foram colocadas para controlar o trânsito em alguns pontos. O resto da cidade está no abandono total . Os semáforos estão sempre com problemas, colocando em risco os motoristas. Leva-se , pelo menos duas horas para deslocamento de casa para o trabalho. Quem aprova isso ?

Os moradores das favelas e de outras comunidades carentes não aceitam a humilhação que lhes é imposta. O Estado Policialesco , com o pseudônimo de Unidade de Pacificação ( UPPs) , pode ter reduzido os grandes tiroteios entre facções criminosas que lutam pelo domínio de áreas pobres , mas não diminuiu as ações dos traficantes , dos milicianos e dos maus agentes públicos. As pessoas trabalhadoras humildes convivem , agora , com três poderes: traficantes , milicianos e agentes públicos que as agridem , constrangem e intimidam.

Chegaram as UPPs , mas os serviços do poder público ficaram nas promessas televisivas. E os moradores estão avaliando isso. Eles são pobres , mas não são burros . Conhecem a mentira e a fraude dos maus políticos. O projeto das UPPs resumiu-se , como estamos vendo pelo noticiário, às ocupações militares e nada mais. Essas pessoas não " engolem " o Governador nem o seu pupilo.

Os gatos com mais uma incompreensível reforma do Maracanã são mais uma prova da má gestão. O estádio , que era do povo , será de uma elite capaz de pagar os novos ingressos. Mais de R$ 1 bilhão jogados no ralo. Por que não investir no Engenhão e em São Januário e deixar o patrimônio popular para os jogos dos clubes cariocas nesse período ? Quanto se ganhou com isso ?

As vilas olímpicas foram abandonadas e as lonas culturais , também . Não há um equipámento cultural que represente a nossa Cidade. Estamos perdendo para São Paulo e outros estados. Aliás , não será novidade nenhuma se ficaramos em último lugar em cultura e esportes , porque ja temos a pior saúde do Brasil e a segunda pior educação.