quarta-feira, 7 de março de 2012

Leia para ficar por dentro da situação no Rio ( 1 ) !


      PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE: PORQUE A PREFEITURA DO RIO FICOU EM ÚLTIMO LUGAR !
    (Globo-07) 1. Faltam médicos nos postos, clínicas e hospitais do Rio de Janeiro.  Marcar consultas e ser atendido é desafio para população na rede municipal.
Marcar consulta e ser atendido por um médico nos postos de saúde e nas clínicas de família da rede municipal do Rio pode ser uma tarefa árdua. Nos postos, faltam profissionais especializados, como pediatras, ginecologistas e clínicos gerais. Nas clínicas de família, muitas vezes, os doentes encontram apenas enfermeiros.
    2. Além disso, são obrigados a esperar até um mês por uma única consulta e, mesmo já internados, precisam aguardar uma chance para chegar ao centro cirúrgico dos hospitais, como constatou O GLOBO nos últimos três dias. Nas quatro principais emergências da rede - Souza Aguiar, Salgado Filho, Lourenço Jorge e Miguel Couto -, o déficit de médicos e de leitos preocupa, e quem precisa de vaga no CTI pode esperar de dois a dez dias, segundo os profissionais de saúde desses hospitais.
   3. A situação crítica já havia sido alertada semana passada pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), que classificou o Rio como a pior entre as principais cidades brasileiras, com nota 4,33.
      4-UPA do Alemão hoje. Não Funciona. Tratam mal pacientes. Medica não havia chegado.Propaganda na TV continua. Vá lá ver : não há médico na emergência.


                       RIO-PARQUE OLÍMPICO: UM SÓ LICITANTE E OUTRAS QUESTÕES!
       
1. Estranho e curioso o resultado da licitação do Parque Olímpico. Só um consórcio (Andrade Gutierrez, Odebrecht, Carvalho Hoskens) participou. Se é um bom negócio, por que outros não se interessaram? Se é um mau negócio, por que esse consórcio de empresas experimentadas entrou? O valor estimado -e não demonstrado- das obras é de 1 bilhão e 400 milhões de reais. Valor virtual para efeito de avaliação.
       
2. O consórcio vencedor tem a concessão de 800 mil m² para construir e vender apartamentos, casas, lojas e escritórios. Não foi apresentado cálculo de valor potencial. A área total do condomínio Novo Leblon, na Barra, com amplas áreas de esporte e lazer, são 500 mil m² para 5 mil unidades habitacionais. Um apartamento no Novo Leblon vale pelo menos uns 500 mil reais e uma casa uns 2 milhões de reais. Valor potencial de vendas para uma área de 800 mil m², uns 6 bilhões de reais.
       
3. A prefeitura ainda entrará com 525 milhões de reais em médio prazo. As obras serão iniciadas assim que as obras do novo autódromo em Deodoro forem iniciadas.
       
4. Máquinas de calcular para especialistas e interessados avaliarem.

                                                    * * *
 ARCEBISPO DE S. PAULO - DOM ODILO PEDRO SCHERER- CRITICA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA!
   
(Trechos da entrevista à Folha de SP, 05)  A saúde vai muito mal no Brasil. É, o SUS, foi muito mal avaliado. Não basta que poucos tenham condições de ter acesso a ótimos hospitais. É uma questão de fraternidade, solidariedade, levantar a questão, reclamar, mostrar a situação real nos grotões do país, nas periferias das grandes cidades. E não é só isso. A saúde pública vive um processo de terceirização, de comercialização. Refiro-me por exemplo às OSs. Na medida em que se terceiriza os serviços de saúde, vira comércio, eles acabam sendo submetidos às leis de mercado. Isso pode comprometer o atendimento dos pacientes. Saúde é um bem público, um direito básico, fundamental. Impostos são recolhidos para esse fim.