O programa de incentivo ao uso das ciiclovias ( pelo estímulo ao uso de bicicletas) é benéfico para a redução do lançamento de gases poluentes na atmosfera ; colabora para elevar autoestima das pessoas que usam esses veículos para o lazer ; promove saúde física e mental dos seus usuários e reduz o fluxo de carros nas vias . Por isso , deve ser bem planejado e executado de maneira a atender a essas peculiaridades.
As ciclovias devem ligar as residências aos espaços de lazer ou aos pontos e terminais de ônibus e metrô , ou ainda , às estações de trem . Nesses locais de grande apelo , são necessários bicicletários com toda a estrutura indispensável à guarda das biclicletas.
Não se pode conceber que as bicicletas tenham que concorrer com ônibus , caminhões e automóveis em espaços estreitos sem nenhuma segurança. Não se pode aceitar a redução das calçadas já tão mal tratadas , prejudicando os pedestres , os carrinhos de bebês e os deslocamentos de cadeirantes. Não se deve permitir a construção de ciclovias que coloquem em risco os ciclistas no tocante às saídas de veículos dos moradores de suas garagens e de estacionamentos de supermercados e coisas do tipo.
Ao que parece , contudo , a Prefeitura do Rio ignorou tudo isso. Vejam os flagrantes que detectamos , somente hoje , nas ruas Luis Beltrão , Baronesa, Maricá e Telles. NÃO SE VÊ UM CICLISTA . Há lixo , automóveis estacionados , vans , caminhões da COMLURB etc. Há trechos em que a ciclovia ocupa a calçada e outros em que ela está na rua.
No trecho da Rua Baronesa , fica na calçada ; na Pedro Telles , fica na rua ; na Maricá , volta para a calçada , mas sem o acabamento da Baronesa ; na Telles , volta para a rua . Acrescente-se o perigo à noite , em razão da questão da iluminação e de ser local ermo , como os trechos da Rua telles e da Maricá. Para os moradores , a reforma da calçada ( e não a ciclovia ) , foi um ganho . E para a calçada do lado oposto que não teve nenhum tratamento ? UM DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO . São 4,2 km de extensão para o NADA. Foi a construção do NADA .
Será que os moradores do Valqueire e da Praça Seca opinaram sobre a implantação dessa ciclovia ? Em mais uma demonstração de incoerência , a Prefeitura colocou frades em trechos da ciclovia para evitar que motoristas estacionem na mesma . Enquanto isso , nas zonas Sul e Centro da Cidade , ela remove os tais obstáculos . Ué , o que vale para cá não vale para lá ?
Veículo saindo do mercado da rua Luis Beltrão
Nenhum ciclista - Rua Luis Beltrão
Rua Luis Beltrão : a árvore e a ciclovia. A calçada estreita.
A ciclovia sai da calçada e vai para a rua : início da Rua Pedro Telles
Rua Maricá; estreitamento da calçada
Rua Maricá - Ciclovia ? E o acabamento igual ao da Rua Baronesa?
As ciclovias devem ligar as residências aos espaços de lazer ou aos pontos e terminais de ônibus e metrô , ou ainda , às estações de trem . Nesses locais de grande apelo , são necessários bicicletários com toda a estrutura indispensável à guarda das biclicletas.
Não se pode conceber que as bicicletas tenham que concorrer com ônibus , caminhões e automóveis em espaços estreitos sem nenhuma segurança. Não se pode aceitar a redução das calçadas já tão mal tratadas , prejudicando os pedestres , os carrinhos de bebês e os deslocamentos de cadeirantes. Não se deve permitir a construção de ciclovias que coloquem em risco os ciclistas no tocante às saídas de veículos dos moradores de suas garagens e de estacionamentos de supermercados e coisas do tipo.
Ao que parece , contudo , a Prefeitura do Rio ignorou tudo isso. Vejam os flagrantes que detectamos , somente hoje , nas ruas Luis Beltrão , Baronesa, Maricá e Telles. NÃO SE VÊ UM CICLISTA . Há lixo , automóveis estacionados , vans , caminhões da COMLURB etc. Há trechos em que a ciclovia ocupa a calçada e outros em que ela está na rua.
No trecho da Rua Baronesa , fica na calçada ; na Pedro Telles , fica na rua ; na Maricá , volta para a calçada , mas sem o acabamento da Baronesa ; na Telles , volta para a rua . Acrescente-se o perigo à noite , em razão da questão da iluminação e de ser local ermo , como os trechos da Rua telles e da Maricá. Para os moradores , a reforma da calçada ( e não a ciclovia ) , foi um ganho . E para a calçada do lado oposto que não teve nenhum tratamento ? UM DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO . São 4,2 km de extensão para o NADA. Foi a construção do NADA .
Será que os moradores do Valqueire e da Praça Seca opinaram sobre a implantação dessa ciclovia ? Em mais uma demonstração de incoerência , a Prefeitura colocou frades em trechos da ciclovia para evitar que motoristas estacionem na mesma . Enquanto isso , nas zonas Sul e Centro da Cidade , ela remove os tais obstáculos . Ué , o que vale para cá não vale para lá ?
Veículo saindo do mercado da rua Luis Beltrão
Nenhum ciclista - Rua Luis Beltrão
Rua Luis Beltrão : a árvore e a ciclovia. A calçada estreita.
Rua Baronesa : ciclovia ?
Rua Maricá - Ciclovia ? E o acabamento igual ao da Rua Baronesa?
Van invade ciclovia e (ao fundo) caminhão da comlurb na ciclovia
Van e carro invade ciclovia. Ciclovia ?
Nosso dinheiro indo para o ralo e os ciclistas e pedestres correndo risco. E assim caminha a gestão Edudardo Paes...
ResponderExcluirPois é Professor, esse dinheiro não sai do bolso do Prefeito, NÃO É MESMO?
ResponderExcluirMas, essa ciclovia é uma tremenda sacanagem, nela tem de tudo, só falta em viadutos e pontes. Quem também ganhou dinheiro foi quem vendeu os ferrinhos cravados nas calçadas rsrsrsrs.....
e ai senhor prefeito, vem dá uma voltinha na ciclovia !!!
ResponderExcluirProfessor é um absurdo, o mesmo acontece na Curicica.O ciclista divide a pista com veículos.
ResponderExcluirMinha preocupação é com as férias.
Mais uma tramóia Eduardiana...
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