Se a data reservada para o Dia da Criança for apenas para comemorações , distribuição de brinquedos e doces , realização de festas com palhaços e animadores típicos , danças e músicas supostamente infantis , mas recheadas de malícias dos adultos , torneios em praças com entrega de troféus , shows em parques e circos com farta entrega de sorvetes e pipocas e discursos de políticos oportunistas , tudo bem .
Se , além de proporcionar , com justiça e afeto , júbilo às crianças , os adultos refletirem a respeito das dívidas que temos com as que estão marginalizadas desses eventos por motivos diversos , o Dia da Criança passa a ter sentido amplo e válido. Aí , a data passa a ter um sentido mais correto.
Ainda temos muito que fazer ; há temas não resolvidos ; há muita dor espalhada pelos corações de muitas crianças. O trabalho escravo infantil ; a falta de universalização da educação na escola e no atendimento de saúde ; a destruturação familiar ; a fome decorrente da corrupção e da concentração de renda ; o tráfico internacional de crianças ; a exploração sexual infantil ; a pedofilia ; a cooptação pelos traficantes de drogas ;a ausência de afeto por falta de uma família e a violência doméstica são "pragas" que não foram erradicadas e que atingem violentamente as nossas crianças por todo o Mundo.
De que crianças estamos falando hoje?
Dessas ?
Ou dessas?
Célio,
ResponderExcluirExemplar.