quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FRAUDE NO ENEM 2011


                         Ministério Público do Ceará pedirá anulação do Enem 2011

Colégio é acusado de aplicar questões do exame antes da prova

O colégio e cursinho pré-vestibular Christus, um dos principais grupos educacionais do Ceará, é acusado nas redes sociais de ter distribuído aos seus alunos apostilas com questões idênticas ou muito parecidas com as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma semana antes das provas. De acordo com relatos de estudantes, 14 questões são iguais ou muito parecidas com as do Enem.


Questão de química da apostila do colégio do Ceará

O Ministério Público do Ceará irá encaminhar uma recomendação ao Ministério da Educação (MEC) de anulação do Enem 2011. Após ser procurado na terça-feira por candidatos do exame, o procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade ao analisar o material e comprovar a existência de 13 questões idênticas às aplicadas no Enem. As questões com conteúdo antecipado, segundo o MPF, foram as seguintes: no 1º dia, prova amarela, nº 87,46,50,74,57,34,33,32 e 2º dia, prova amarela, 113,180, 141, 173 e 154.

Prova de Ciências da Natureza do Enem

Para o procurador da República Oscar Costa Filho, o problema de vazamento de provas se repete assim como nos anos anteriores. "É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", explica o procurador em nota.

O MEC declarou que está monitorando as referências ao Enem nas redes sociais desde a realização do exame e, assim que apareceram as denúncias envolvendo o colégio Christus, revisou todas as medidas de segurança e não encontrou nenhum registro de que a prova tenha sido violada. No entanto, nesta quarta-feira, em função da grande repercussão do caso, acionou a Polícia Federal para investigar a origem e a procedência das informações.

O diretor do Christus, Davi Rocha, afirmou que a escola apura as denúncias e irá se pronunciar ainda nesta quarta-feira (26). Em entrevista ao iG, Rocha não negou nem confirmou a distribuição das apostilas, disse apenas que o banco de questões do colégio é “muito vasto”. “Soubemos disso ontem à noite e estamos examinando”, afirmou.

Segundo o iG apurou, alunos de outra grande escola de Fortaleza, a Farias Brito, souberam por meio de colegas do Christus sobre o suposto favorecimento e começaram a divulgar o assunto nas redes sociais. Jorge Cruz, diretor de uma das unidades do Colégio Farias Brito, disse que a instituição não tem relação com a denúncia. Segundo ele, a maioria de seus alunos que fizeram o exame estava satisfeita com o resultado que obteve. Mas os estudantes ficaram indignados quando souberam do suposto vazamento. "A gente viu isso por meio das redes socias. Nossos alunos se sentiram prejudicados, apesar de a maioria ter se saído muito bem. Não queríamos que a anulação", disse Cruz.

Em sua página na internet, o colégio Christus comemora ter obtido a nota mais alta no Enem 2010, considerando todas as sedes.



3 comentários:

  1. Mais um escândalo ronda o nefasto ENEM. Cada ano um novo escândalo. Não satisfeito em nivelar por baixo a Educação brasileira, a dupla dinâmica MEC/INEP insiste em não anular as provas - e, como todo ano, dão justificativas sem nenhum tempero. Já esta na hora da sociedade se mobilizar e dar iniciativa para o fim deste malfadado ENEM - ou tentar colocá-lo no seu devido lugar - o de AVALIAÇÂO dos alunos e das escolas; nunca como um MEGAVESTIBULAR brasileiro - o que, aliás, é INCONSTITUCIONAL. Grito sempre: "FORA ENEM". Deixe o vestibular a cargo das Universidades - elas têm muita competência para isto.
    Professor Valentim (Química)

    ResponderExcluir
  2. Luís Cláudio Sant' Anna Valentim26 de outubro de 2011 às 15:35

    O tema da redação do próprio ENEM fala das redes sociais. Assistimos o poder delas nas grandes mudanças do eixo político de alguns países do Norte da África e do Oriente Médio. Já está na hora de usarmos esta magnífica ferramenta para ENXOTAR o ENEM da esfera VESTIBULAR. Vamos TODOS juntos, educadores, educandus, pais de alunos etc, nos mobilizarmos para o fim das "cruzinhas" e EXIGIR que as próprias Universidades voltem a elaborar os seus próprios vestibulares. Elas são muito mais competentes do que o famigerado ENEM. Uma Universidade de qualidade deve se desvincular do ENEM. De novo, grito: "FORA ENEM".

    Professor Valentim (Química)

    ResponderExcluir
  3. e ai todos que viseram o enen 2011 vao ter que fazer de novo quando

    ResponderExcluir