sábado, 1 de outubro de 2011

MARECHAL HERMES : SUA HISTÓRIA E O DESCASO DO PODER PÚBLICO.




Fundado em 1° de maio de 1913, o bairro de Marechal Hermes foi o terceiro bairro operário planejado do Brasil. Estritamente residencial, com direito a ampla rede de serviços públicos como escolas, hospitais e teatro, nasceu como vila proletária, idealizada pelo então presidente da república Marechal Hermes da Fonseca.

Preocupado com a carência de moradias populares enfrentou a oposição do congresso e determinou sua construção, destinando para isso uma fortuna para a época de 11 mil contos, que teve no tenente Engenheiro Palmyro Serra Pulcheiro a responsabilidade do desenho e execução da planta.

 Sua construção previa ruas largas e arborizadas com 1350 edificações, com vários tipos de moradias, escolas profissionalizantes masculinas e femininas, repartições públicas, biblioteca, praças de esportes, hospitais e creches.Até hoje , na Avenida General Oswaldo Correia de Farias , podemos ver construções da época , embora desgastadas pelo tempo.


Com o término do governo de Hermes, em 1914, o projeto que sofrera grande oposição da sociedade e da imprensa, foi abandonado à própria sorte e dos 1350 imóveis previstos apenas 165 foram construídos surgindo assim, agregadas à vila, moradias simples, construídas pelo seu operariado que se tornou conhecida como "Portugal Pequeno", devido à forte presença de imigrantes portugueses.

Os primeiros moradores da vila, seriam os desabrigados do Morro do Castelo quando do seu desmonte, o que acabou não ocorrendo e a prioridade foi para os funcionários públicos e apadrinhados.

Em 1930, o presidente da república Getúlio Vargas retorna suas obras, depois de uma dura intervenção urbana e política no projeto original. O bairro cujos sobrados chegavam a ter até 90m², ganhou blocos de apartamentos e teve os nomes das ruas antes referentes a datas significativas do movimento operário, substituídas por nomes de militares.

Marechal Hermes foi um bairro planejado, desenhado para abrigar populações de operários que habitavam a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O bairro de Marechal Hermes desenvolveu-se em torno da estação de trem de mesmo nome. Marechal Hermes deve seu nome ao presidente do Brasil durante a construção do bairro, o Marechal Hermes da Fonseca.



O bairro começou a ser projetado e executado, em 1911, com traços da arquitetura modernista, e no dia 1º de maio de 1913, na presença do Presidente da República Hermes da Fonseca, foi inaugurado. Até hoje o bairro conserva suas características iniciais e um aglomerado de obras importantes.

O bairro é um dos mais movimentados da Zona Norte, principalmente em seus fins de semana. Possui diversos estabelecimentos de ensino, que atraem moradores de outras localidades.Entre eles , temos as escolas municipais EVANGELINA DUARTE BATISTA E SANTOS DUNONT . O lazer é conhecido pelo Teatro Armando Gonzaga e suas programações . A infra-estrutura de saúde pública conta com o Hospital Carlos Chagas e a Maternidade Alexander Fleming. O bairro ainda possui um polo da FAETEC (Escola Técnica Visconde de Mauá) e a 30ª Delegacia de Polícia.

A ligação com o Centro da cidade se dá através dos trens urbanos da SuperVia  e diversas linhas de ônibus.O Botafogo de Futebol e Regatas transferiu-se para Marechal Hermes em 1977. Hoje o clube mantém no bairro uma sede, com vistas à formação de novos jogadores, que é disputada judicialmente com o antigo detentor do espaço, o União de Marechal Hermes Futebol Clube.

As atuais autoridades não cuidam do Bairro como deveriam. Não há projeto para desenvolvimento do comércio .Pela beleza e pela extensão do canteiro central e das praças na avenida central do bairro , deveriam ser desenvolvidos projetos culturais , de esporte e lazer para todas as idades . Deveriam cuidar do espaço , evitando o acúmulo de mendigos , calçadas quebradas , falta de tampa de bueiros , fradinhos deslocados e quebardos . Os canteiros mostram uma aridez típica do abandono. Muitos eventos poderiam ser implementados no local. Mas , a Prefeitura cuida das zonas dos mais ricos e se esquece de áreas importantes da cidade como MARECHAL HERMES.



3 comentários:

  1. Caro luparelli, todos falam que o bairro de Marechal esta abandonado, porém ninguem faz nada a respeito, Envie um email para:(assocdesportmarechalhermes@gmail.com) Associação Desportiva de Marechal Hermes se possível com pelo menos uma foto do local onde existe o problema e faça sua reclamação. Apesar de ser uma associação desportiva ela tem resolvido vários problema do bairro. Sem mais, Affonso.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse trabalho.Vou usá-lo a partir de agora. Agradeço , sinceramente , a preciosa informação. Sempre que recebo , através de algum e-mail , reclamação , coloco nesse Blog , na esperança de que chegue aos órgãos competentes para solucionar o problema. Esse é o princial objetivo. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Sr. Afonso, sou moradora de Marechal Hermes e fico feliz por este blog fazer um apelo pelo nosso bairro, que a cada dia sofre com as enchentes e aumento de mendigos; portanto infelizmente é necessário "gritar" o abandono do bairro sim.
    A pergunta é: Ao receber um e-mail reclamando sobre as enchentes e aumento dos mendigos será resolvido o problema?
    Sem mais,

    ResponderExcluir