segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os atuais vereadores do Rio não devem ser reeleitos. Não merecem a confiança da população carioca.

As vergonhosas relações entre os atuais vereadores do Rio e o prefeito da Cidade.

As atribuições típicas de um vereador são a produção de leis ( LEGISLAR ) e o acompanhamento atento das ações do prefeito e de seus secretários ( FISCALIZAR ) na implementação das políticas públicas. Para que se possa fiscalizar alguém , é necessário que se tenha INDEPENDÊNCIA em relação a esse alguém , sob pena de constrangimento ou inércia. Por isso , a Constituição Brasileira DETERMINA que os poderes sejam harmônicos e independentes entre si.

É por essa razão que defendemos a tese de que os vereadores que , hoje , têm mandato , salvo raras exceções , NÃO DEVEM SER REELEITOS. Eles não cumpriram seu papel ! Mostraram-se , durante quatro anos , nocivamente , obedientes ao prefeito. Votaram favoravelmente ao chefe do executivo em tudo , mesmo quando os interesses de quem eles deveriam representar estavam sendo espoliados , como nos casos da criação da taxa de iluminação pública e na privatização dos serviços da saúde e da educação.

E por que ELES são subservientes ? Porque dependem diretamente dos favores do prefeito , no que concerne à poda de árvores , à colocação de quebra-molas , a tapa-buracos e outros serviços inerentes ao executivo. Só assim , eles , que não exercem o seu verdadeiro papel , podem dizer algo para seus eleitores. São medíocres ; não dão o justo valor ao cargo que ocupam e à sua representatividade. Em troca dessas migalhas , prejudicam a população ou se locupletam recebendo vantagens estranhas . Cabe aos vereadores cobrar esses serviços com altivez e autoridade que seu mandato lhes confere , e não , se curvar ou se ajoelhar , com pires na mão , humilhando-se diante do todo-poderoso. É vergonhosa e condenável essa relação promíscua e danosa aos interesses coletivos.

A população do Rio de Janeiro deve banir da Câmara de Vereadores esses vassalos que prestam um desserviço à democracia ao se submeter aos caprichos do prefeito sem questioná-o , mesmo nos erros e desmandos de sua administração. Após as eleições , teremos a derrubada a Perimetral , a entrega do Maracanã , de mão beijada , a um empresário amigo do poder e a mudança no sistema de aposentadoria dos servidores municipais , atingido ativos e inativos , sem nenhuma discussão , caso esses mesmos vereadores permaneçam com mandato. Além disso , a cidade terá eventos importantes cuja dinâmica tem que ser fiscalizada , como a Copa do Mundo , o Encontro Católico e as Olímpíadas . Nas mãos dessa gente comprometida nada será controlado e muitos enriquecerão exponencial e vergonhosamente.

Vejamos o caso das privatizações na saúde e na educação como exemplo da cumplicidade dos vereadores com o prefeito . Qual é o empresário que sobrevive aos prejuízos constantes em sua empresa ? Qual é o empresário que investe seu capital e seu tempo para empatar ou para perder dinheiro ? É da natureza de empresário querer auferir lucro. E isso é absolutamene lícito e justo ! O Estado não deve ser como uma Empresa Privada. Seu lucro está na boa prestação de serviços à população . Com essas privatizações e, com base no princípio da lucratividade das empresas privadas , chegará , em breve , o dia em que os pobres e os idosos não terão direito a esses serviços porque não dão lucro aos empresários. Quem viver verá !