quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os Conflitos nas escolas municipais

A Escola é ,talvez,o primeiro espaço político que a criança vivencia.A oportunidade para desenvolver a Cidadania é muito grande no ambiente escolar,onde se encontram a pluralidade de pensamentos e a heterogeneidade social.A criança reflete,ali,mais ou menos, o que é a sua família,a sua vizinhança,o seu micromundo.

Dentro deste panorama,quem lida com Escola,principalmente na que tem caráter popular,precisa estar muito amadurecido para ter a sensibilidade de perceber o desafio enorme que é a educação em grupo.Daí o papel magno dos professores,das merendeiras,dos serventes,da Direção da Escola e,sobretudo,dos que orientam a política educacional.

Se usamos a Escola Pública,irresponsavelmente,como palanque eleitoral,não obteremos sucesso.Em todas as atividades,a participação dos membros é fundamental.Mas,na Educação,na Escola,isso é muito mais relevante.A Direção,o Conselho Escola Comunidade(CEC) e o Grêmio Estudantil,abraçados e comungando numa conivência saudável com os professores e os pais ou responsáveis pelos alunos,devem promover trocas de experiência e formatar o Projeto Político Pedagógico que mais atenda aos anseios daquela comunidade.

Cada Escola é uma Escola.É como a impressão digital de um indivíduo.Não há duas escolas iguais,ainda que estejam na mesma área geográfica.O Corpo da Escola(professores,alunos etc) é a sua impressão digital.É a sua fisionomia.

Em razão disso,quanto mais envolvidos na seleção de seus objetivos seus membros estiverem,melhor será a "cara da escola".A Secretaria Municipal de Educação vem impondo regras de conduta aos alunos sem uma ampla discussão nos Grêmios Estudantis e nos CECs das Escolas.Jovem é jovem.Quase sempre irreverente e rebelde às atitudes autoritárias dos adutos,o que é humano.Aí,surgem os conflitos pela inabilidade de quem dá a ordem.

Estamos propondo,então,que as pessoas da SME sejam humildes e que tenham diálogo com quem realmente deve decidir o que é melhor para cada Unidade Escolar,dentro das suas peculiaridades.
Isso também vale para as questões de avaliação e de implementação de projetos nas escolas.

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