sábado, 15 de maio de 2010

Na contramão do Ensino

O Ministro da Educação não percebeu ainda que o problema do Magistério não se resolve com,apenas,medidas isoladas.Agora,ele quer inventar um Exame Nacional de Ingresso na Carreira,uma espécie de ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio).Ele acredita que vai melhorar a qualidade dos professores que atuam no Ensino Público dessa forma.Disse ele que os atuais concursos públicos são de baixa qualidade.

O Ministro precisa ser informado de que o tal ENEM não é o que ele pensa.Muitos professores condenam este modelo de avaliação para o ingresso nas Universidades.Tal como o ENADE,estas provas são ricas em vícios,em questões repetidas e,às vezes,servem para a propaganda político-partidária,como já foi constatado,além das inúmeras irregularidades como fraudes.A questão do Ensino e,portanto,do Magistério, é muito mais profunda e não será resolvida com uma simples prova.

Será que o Ministro já notou que há uma enorme evasão de professores para outras profissões mais atraentes financeiramente? Será que ele já se deu conta de que são poucos os estudantes que escolhem a profissão Magistério ,em virtude do problema salarial e da insegurança por conta da violência nas escolas, do desprestígio que os governos e a sociedade promoveram aos que optam por esta atividade básica para a Cidadania e para o Desenvolvimento?

Antes de pensar em fazer provinhas ou provões, o Ministro deve discutir com o pessoal ligado ao Magistério,em todos os níveis de ensino,para levantar as soluções visando à melhoria da qualidade profissional a se iniciar pela motivação,seja do ponto de vista financeiro(Plano de Carreira e Incentivos) seja pela possibilidade de atualização(reciclagem) ou pela valorização da Escola e seu aparelhamento.

Será muito mais salutar que Ele se certifique de que as verbas destinadas à Educação estão sendo aplicadas efetiva e eficazmente que criar mais esta barreira inoportuna para o ingresso em uma profissão já tão desmotivada pelos descasos das autoridades.Se a ESCOLA,o ENSINO e a EDUCAÇÃO PÚBLICA ainda estão produzindo os resultados positivos que verificamos é por conta exclusiva dos esforços e das iniciativas dos PROFISSIONAIS que estão lá na ponta, lidando diretamente com alunos e responsáveis,ou seja ,OS PROFESSORES, porque, se dependesse das autoridades...

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