terça-feira, 18 de maio de 2010

ENTREVISTA ÁCIDA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Li,hoje,nos jornais,a entrevista da Secretária Municipal de Educação e não gostei.Foi um depoimento,por vezes vazio,por vezes ácido e desmotivador e por vezes saindo do foco que interessa à comunidade escolar.Parecia que ela tinha acabado de tomar uma sopa de jiló...

Em alguns trechos,de forma subliminar,deu sinais de conotação política às críticas que fazia aos seus antecessores.Ela já está há mais de um ano `a frente da Secretaria ,razão por que não deve estar,até por ética,destacando o que considera falho,especialmente para o mundo de fora,já que de nada servirão as suas palavras.É hora de construir...Ela já está no Governo e não,na Oposição.Quem assume esta função,assume o ativo e o passivo.Deve procurar melhorar.E pronto! Escola não é local de mau humor ou para frases revanchistas..

Já sabemos os erros,vamos trabalhar para saná-los...Vamos conclamar pais,alunos,professores,CEC,Grêmio ,merendeiras,serventes,inspetores,supervisores,orientadores educacionais e coordenadores de turno e,através de discussões,procurar o caminho para elevar o processo ensino-aprendizagem ao patamar desejado por todos.

No início,eram os provões,as provinhas,os testes,as aulas de revisão,os monitores, as apostilas,as cartilhas,o horário integral,os diversos projetos e isso e aquilo...Entupiram as escolas de ideias..Muita espuma e mais nada...Isso não tem eficácia.

Secretária,visite as escolas e veja o que está acontecendo.Debata com os segmentos.Não pode haver um tratamento único para os universos diferentes.Qualquer estudante iniciante de pedagogia sabe disto.Não há fórmulas únicas para uma rede grande e heterogênea como a nossa.Passe aos professores e alunos bom humor e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário