quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

1ª Parte do Grande Expediente 08/11/2016 Discurso 95ª Sessão


Senhor Presidente, senhores vereadores, hoje pela manhã estivemos lá no Sindicato dos Profissionais de Ensino para discutir sobre a questão do Plano Municipal de Educação. A equipe técnica e a equipe de coordenadoria geral estiveram lá debatendo de 10 horas da manhã até por volta de meio-dia sobre a questão do atraso e que alternativas podemos encontrar para solucionar um problema tão grave que, hoje, está por conta da nossa Câmara de Vereadores, da nossa Casa, por nossa conta. 
Nós tivemos nesse mesmo momento lá no Sindicato uma apresentação que nos mostrou com muita preocupação o quanto estamos perdendo na educação municipal. Infelizmente, a mídia não tem dado a importância devida. A população não se apercebeu ainda da gravidade do caso. E, Senhor Presidente, para o senhor ter uma ideia, a Meta nº 1, por exemplo, do Plano Municipal de Educação está comprometida. Não será realizada, porque ela está prevista para se complementar em 2016. O que teria de ser feito em 2016, vai ser feito em 2017, atropelando aquilo que está programado para 2017 e, certamente, para 2018, 2019. Nós só temos dois municípios do Rio de Janeiro nessa condição: o nosso e Volta Redonda. 
Falei já, diversas vezes, apelei, primeiramente para o Poder Executivo, tendo que fazer representação até junto ao Ministério Público. Depois venho aqui alertando aos nossos pares na Câmara Municipal. 
Vou fazer um pedido, uma súplica em nome das crianças, dos professores, dos adolescentes, das famílias. Uma súplica em nome da educação. Eu posso falar isso, porque tenho legitimidade, Senhor Presidente. 
Eu fui professor regente de turma, eu sempre falo isso aqui, 44 anos da minha vida. Fui diretor de escola municipal por 20 anos e sei o quanto as nossas escolas estão precisando utilizar essas verbas que vêm de fundo Federal. E se assim não fosse, pelo menos seria uma irresponsabilidade nós não seguirmos aquilo que está planejado a nível federal, estadual que já deveria ter sido no nosso Município . 
Então eu já usei de todas as estratégias, eu agora estou apelando, suplicando, vou colocar aqui, vou começar a pedir hoje a assinatura dos vereadores que gostam da educação, que entendem que a educação é o único caminho, para que nos ajudem a colocar amanhã esse PME em uma Sessão Extraordinária para a primeira votação. Vou humildemente a cada Vereador, levando sim, levando não. Se não estiverem aqui, amanhã passarei em seus gabinetes, levando sim, levando não. Mas pedindo a Deus que ilumine a cada um para perceber que é hora de a gente tomar uma posição, primeiro discutir e votar ainda que, evidentemente, alguns daqueles tópicos aqui não sejam contemplados pelas emendas. As emendas já devem estar prontas, houve tempo para isso. 
Então, Senhor Presidente, o meu apelo é esse. Eu vim aqui à Tribuna com o compromisso, eu disse hoje pela manhã aos professores que estavam lá nesse grande encontro, que teria essa iniciativa. Portanto, vou repetir: humildemente pedir a cada vereador que assine para que a gente amanhã tenha uma Sessão Extraordinária em 1ª votação para discutirmos e votarmos o Plano Municipal de Educação que já está muito atrasado. Era para ser votado até 24 de junho de 2015. Hoje é dia 8 de novembro de 2016. O ano de 2016 em relação a isto está perdido. E se nós não aprovarmos agora, nós vamos perder também o ano de 2017. 
Muito obrigado. 
Que Deus ilumine a cabeça de todos nós.