sábado, 16 de julho de 2011

UNE : QUEM TE VIU ; QUEM TE VÊ !

Gargalos na Educação devem reduzir o potencial brasileiro de produzir ou atrair profissionais talentosos nos próximos cinco anos. Essa foi a conclusão de um indicador elaborado pelas consultorias Economist Intelligence Unit ( EIU ) , de Londres , e Heidrick & Struggles , de Chicago , nos Estados Unidos. Da vigésima terceira posição , em 2007 , o país deve cair para a vigésima quinta , em 2012 , em um ranking de 30 países escolhidos a dedo pelas duas firmas com base em sua representatividade regional e disponibilidade de indicadores. O chamado IGT ( Índice Global de Talentos ) mede a capacidade de um páis de formar ou atrair jovens talentosos e criativos em relação a outros países , em um mundo onde a globalização tornou mais fácil a mobilidade dos profissionais qualificados. E isso não se consegue sem investimento sério na Educação.


Dados da Unesco manuseados pelas consultorias apontam que o Brasil tem uma relação ainda baixa de professores para alunos de ensino secundário - 22 , contra , por exemplo, 10 da Itália e 14 dos Estados Unidos e do Canadá. Na América Latina, a Argentina e o México também foram escolhidos , e ambos tiveram desempenho melhor que o brasileiro.

Essa é uma das formas de se constatar que o Ensino no Brasil vai muito mal. Existem outros mecanismos para se verificar a desastrosa situação do País , em termos de Educação. E as vozes que se levantam contra o descaso das autoridades governamentais são muito tímidas , não provocando ecos nem consequências positivas. E a União Nacional dos Estudantes ( UNE) , onde está ? Está fazendo troça com autoridades culpadas pelo caos no Ensino Público Brasileiro. E à custa do nosso dinheiro.

Enquanto os estudantes , no Chile , lutam contra o Governo por reformas na Educação , no Brasil , a UNE , na sua versão atual , muito light, cooptada e fisiológica promove um congresso em Goiânia à custa do dinheiro público , ou seja , dinheiro que deveria ser aplicado na Educação , na Saúde e em outras ações sociais e com a presença festiva de membros do atual governo e do anterior , numa demonstração do enlace político que compromete em muito a representatividade da entidade estudantil de história de lutas.

Entre os 11 patrocinadores do evento da UNE , oito deles são do governo federal : Petrobrás , Eletrobrás-Eletrosul , Caixa Econômica Federal e cinco ministérios ( Transportes , Turismo , Esporte , Saúde e Educação) . O Governo do Estado de Goiás também entrou na farra. A festança teve muito mais caráter político-partidário de apoio ao ex-presidente do País que debates e decisões que a entidade deveria tomar em defesa da Educação e dos Movimentos Sociais.

Os que acompanham a trajetória da UNE desde os anos 60 e 70 se chocam com a situação deplorável em que ela se encontra. Naqueles anos , a UNE foi celeiro de lideranças nacionais importantes , algumas delas até hoje militando na vida pública. Notáveis foram as participações da UNE na história do Brasil naquele período. A UNE era motivo de orgulho nacional. Não se deixava cooptar e estava sempre ao lado do Povo e contra as ações lesivas dos governos. Os corruptos de hoje não teriam o beneplácito daquela UNE . Os mensalões , os desvios de verbas públicas , os superfaturamentos e as fraudes constantes nos dias de hoje não passariam em branco com aquela UNE.

Hoje , a UNE fisiológica e cooptada e partícipe do Governo aceita patrocínio de um Ministério envolvido em escândalos de fraudes e de corrupção como o do Transportes. E faz festa... E faz farra ...E se regogiza...Que saudade da UNE dos anos 60 e 70 ! Ficamos envergonhados em ver os estudantes chilenos lutando por uma Educação melhor em seu País e os nossos , em banquetes e conluios com autoridades envolvidas em fraudes e corrupção...Essa é mais uma herança da aliança PT/PMDB festejada com bolo nessa semana e que tantos males e tantas decepções causou ao ser conivente ou partícipe ou até autora de crimes já desvendados e outros que ainda estão ocultos.
                               


                     UNE FAZ A FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO EM GOIÂNIA

                                   
              ESTUDANTES CHILENOS LUTAM POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR EM SEU PAÍS
                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário